Mundo

Coronavírus: Putin adia votação sobre reforma constitucional

O presidente russo também declara licença de trabalho no país por coronavírus

Correio Braziliense
postado em 25/03/2020 11:39
O presidente russo também declara licença de trabalho no país por coronavírusMoscou, Rússia -O presidente russo, Vladimir Putin, aconselhou nesta quarta-feira (25) aos cidadãos russos que permaneçam em casa, além de decretar uma semana de suspensão das atividades e adiou a votação da sua reforma constitucional, tudo com o objetivo de frear a pandemia de coronavírus.

Em um discurso televisionado, o chefe de Estado anunciou uma série de medidas de apoio ao poder de compra e às empresas frente a crise econômica provocada pela pandemia. Putin também declarou uma semana de suspensão das atividades de trabalho a partir da próxima segunda-feira, como forma de frear a propagação do vírus. 

Na última terça-feira, as autoridades reconheceram não ter uma "percepção clara" do avanço da doença. E nesta quarta, duas pessoas com coronavírus faleceram em Moscou. Os hospitais, farmácias, bancos, supermercados e os transportes continuarão funcionando. 

O presidente pediu disciplina aos russos e lhes aconselhou a ficar em casa, ainda sem emitir uma ordem sobre o confinamento. Em todo o mundo há 3 bilhões de pessoas em suas casas. "O que está acontecendo em inúmeros países ocidentais, tanto na Europa como no exterior, pode ser o nosso futuro imediato", alertou. 

Putin também anunciou o adiamento sem previsão de uma data futura para o "voto popular", previsto para o próximo 22 de abril, que votaria uma reforma constitucional que lhe daria a possibilidade de permanecer no poder até 2036.

"Avaliaremos como andará a situação (...) e depois decidiremos uma nova data", explicou o presidente russo. 

Economia sob pressão 

Putin ressaltou que a economia russa está "sob forte pressão" por causa da pandemia e anunciou uma série de medidas sociais e econômicas. 

Entre outras coisas decretou a renovação automática de todos os auxílios e as prestações sociais por seis meses, suspensão do pagamento de empréstimos e um aumento do seguro desemprego. 

Para as empresas, por sua vez, o presidente anunciou o adiamento do pagamento de impostos e de créditos às pequenas e médias empresas durante seis meses para "ajudar a seguir com um trabalho sustentável, o que significa manter os empregos". 

"Nossa tarefa mais importante (...) é mantermos a estabilidade do mercado de trabalho e evitar que o desemprego aumente", afirmou Putin. A economia russa foi muito afetada pela crise mundial provocada pela pandemia, principalmente por causa da queda nos preços do petróleo e a consequente queda da moeda russa. 

Sem "percepção clara"

O último discurso deste tipo de Putin ocorreu no verão de 2018, sobre uma criticada reforma do sistema de aposentadorias, que afetou a sua popularidade. O alerta desta quarta-feira ocorreu após uma reunião sobre o novo coronavírus. 

Após a reunião, o presidente, usando uma roupa de proteção, visitou o hospital Komunarka, o principal centro médico que trata dos casos de Covid-19. Até o momento, o chefe de Estado tinha dito que a situação estava "sob controle" na Rússia, graças a medidas como o fechamento da grande fronteira do país com a China. 

O número oficial de casos na Rússia segue aumentando, ainda que seja menor em relação à situação da Europa ocidental. Na última terça-feira havia 495 pacientes, e 658 nesta quarta-feira. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags