Mundo

Coronavírus: Embaixada da China diz que EUA 'largaram sua responsabilidade'

A Embaixada da China no Brasil afirmou pelo Twitter que os EUA têm "raciocínio equivocado, reação demorada e medidas insuficientes" diante da pandemia

A Embaixada da China no Brasil usou o Twitter, nesta quarta-feira (25/3), para criticar a forma como os Estados Unidos têm atuado diante da pandemia do novo coronavírus.

 

"A China está conseguindo conter o surto no país em pouco tempo e de forma efetiva. Compartilha informações em prol do combate, e é aplaudida pelo mundo e OMS", escreveu a embaixada em um primeiro tuíte.

 

Em seguida, emendou: "Enquanto os EUA largaram a sua responsabilidade e enfraqueceram o esforço internacional devido a seu raciocínio equivocado, reação demorada e medidas insuficientes".

 

 

Cenários distintos

A China, epicentro do coronavírus, alcançou um total de 80 mil casos registrados, porém, nos últimos dias, novos casos têm sido muito menos frequentes. Em Hubeí, onde o surto teve início, o cotidiano já começa a voltar à normalidade depois da quarentena de dois meses, que inlcuiu fechamento total. 

 

Os Estados Unidos, onde a doença chegou meses depois, está com um total de 62 mil casos da doença. Já é o terceiro país com mais infectados.

Apesar disso, o presidente Donald Trump anunciou, nesta terça-feira (24/3), que pretende aliviar as regras do isolamento antes da Páscoa.  Discurso semelhante ao feito pelo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, em pronunciamento nesta terça, quando criticou as medidas adotadas pelos governadores