Correio Braziliense
postado em 26/03/2020 04:17
A pandemia de coronavírus “está ameaçando toda a humanidade”, disse, ontem, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lançando um plano de resposta global que vai até dezembro. A ação inclui doações de até US$ 2 bilhões. O objetivo do “Plano Mundial de Resposta Humanitária à Covid-19” é combater o vírus “nos países mais pobres do mundo” e responder às necessidades das pessoas mais vulneráveis, afirmou Guterres.
“A resposta individual de cada país não basta”, disse o ex-primeiro-ministro português, que havia alertado, na semana passada, a perspectiva de “milhões” de mortes se uma resposta global não for coordenada para conter a “catástrofe da saúde” resultante da pandemia.
Vulneráveis
O plano buscará “ajudar pessoas extremamente vulneráveis”, especialmente idosos, doentes crônicos, deficientes, mulheres e crianças, disse Guterres. Em todo o mundo, a Covid-19 causou mais de 20 mil mortes e já soma 450 mil casos de contágio em 181 países ou territórios. Modesto, se comparado com o pacote de Washington, o plano da ONU objetiva cobrir o período entre abril e dezembro de 2020, o que aponta uma previsão de uma crise maior e prolongada. O valor, de US$ 2,012 bilhões, inclui pedidos de doações lançados por diferentes agências da ONU.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.