Mundo

Assessor científico de Trump diz que Covid-19 pode ser sazonal

Fauci é um renomado especialista que dirige pesquisas sobre doenças infecciosas nos Institutos Nacionais de Saúde

Correio Braziliense
postado em 26/03/2020 08:18
Fauci é um renomado especialista que dirige pesquisas sobre doenças infecciosas nos Institutos Nacionais de SaúdeWashington, Estados Unidos - É provável que o novo coronavírus se torne sazonal, disse o principal consultor científico do presidente dos Estados Unidos sobre a pandemia em curso, que insistiu na necessidade de encontrar uma vacina e tratamento eficazes para o patógeno. 

Anthony Fauci, um renomado especialista que dirige pesquisas sobre doenças infecciosas nos Institutos Nacionais de Saúde, justificou sua alegação ao destacar  que o vírus está se espalhando com mais força no hemisfério sul, a região do planeta que se aproxima do inverno. 

"O que estamos começando a ver agora ... no sul da África e nos países do hemisfério sul é que estamos começando a ter casos que aparecem à medida que se aproxima a temporada de inverno", disse em entrevista coletiva. 

"E se, de verdade, sofrerem uma grande epidemia, será inevitável que tenhamos que estar preparados para a possibilidade de um ciclo repetido", explicou. 

"Isso destaca a necessidade de fazer o que estamos fazendo para encontrar uma vacina, testá-la rapidamente e tentar ter uma vacina pronta para o próximo ciclo", acrescentou. 

Duas vacinas estão sendo testadas em seres humanos, uma nos Estados Unidos e uma na China, mas, mesmo que bem-sucedidas, é improvável que elas estejam disponíveis dentro de um ano. 

Os tratamentos também estão sendo pesquisados, incluindo novos medicamentos ou alguns que já são usados para outras doenças, como a cloroquina, usada contra a malária. 

"Eu sei que seremos capazes de parar isso agora, mas realmente precisamos estar prontos para outro ciclo", insistiu Fauci.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags