Mundo

Trump quer dividir EUA segundo risco de coronavírus para adaptar medidas

Em uma carta enviada aos governadores estaduais divulgada pela Casa Branca, Trump disse que uma melhoria nos testes médicos possibilita agora determinar a ameaça do coronavírus em nível local

Correio Braziliense
postado em 26/03/2020 18:36
Em uma carta enviada aos governadores estaduais divulgada pela Casa Branca, Trump disse que uma melhoria nos testes médicos possibilita agora determinar a ameaça do coronavírus em nível localWashington, Estados Unidos -O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira que irá propor a classificação das diferentes regiões do país de acordo com o risco gerado pelo coronavírus para ajudar os estados a fortalecer ou flexibilizar suas medidas contra a epidemia. 

Em uma carta enviada aos governadores estaduais divulgada pela Casa Branca, Trump disse que uma melhoria nos testes médicos possibilita agora determinar a ameaça do coronavírus em nível local. 

"Com essas informações factuais, sugerimos diretrizes para definir municípios como de alto, médio ou baixo risco", explicou. 

A carta indica que Trump, que defende a necessidade de retornar à normalidade o mais rápido possível para não sobrecarregar a economia, está avaliando a possibilidade de relaxar ou suspender as medidas contra a propagaçõ do coronavírus em áreas de baixo risco.

Os governadores estaduais são os que têm autoridade para ordenar ou suspender medidas de quarentena e de distanciamento social, por isso não está claro qual será o impacto da proposta de Trump. 

Saiba Mais

O presidente disse que essa iniciativa seria realizada com a estreita colaboração de especialistas em saúde.

Nesta quinta-feira, ele não indicou quando essas diretrizes serão apresentadas, mas já havia sugerido que poderia haver mudanças na maneira de lidar com o vírus na próxima semana, quando chega ao fim de um período de 15 dias em que a população foi recomendada a manter medidas de distanciamento social.

Alguns especialistas em saúde alertaram nos últimos dias sobre o perigo de uma recuperação da doença se medidas contra a expansão do coronavírus forem suspensas muito cedo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags