Mundo

Curtas

Correio Braziliense
postado em 27/03/2020 04:05
Estudo britânico prevê 1,8 milhão de óbitos
O novo coronavírus poderia causar até 1,8 milhão de mortes no mundo, apesar das estritas medidas para reduzir a sua expansão, revelou estudo divulgado pelo Imperial College de Londres. A hipótese se baseia em simulações matemáticas, a partir dos dados conhecidos da doença, levando em consideração o contágio, a letalidade e outros fatores. No entanto, não constituem “previsões”, ressaltaram seus autores. Um informe anterior do Imperial College, em meados de março, avaliava que o número de mortes seria de 510 mil no Reino Unido, com uma taxa de contágio de 81%, no caso hipotético de que ninguém tomasse nenhuma medida.

Música improvisada... 
Ante a angústia do isolamento e o medo provocado pela Covid-19, cidadãos de países afetados apelam à música para tranquilizar vizinhos e enviar uma mensagem de força. Na Itália, moradores entoaram, de suas varandas, canções famosas, como Volare e Bella Ciao, além do hino do país. Ontem, enquanto a França enfrentava o agravamento da pandemia, com 365 mortes em 24 horas, a cena se repetiu na janela de um apartamento de Paris. No 10º dia  de quarentena imposta aos franceses, o tenor Stephane Sénéchal (foto) entoou a música O sole mio. Em entrevista ao Correio, ele afirmou que cantar foi uma forma de partilhar solidariedade e esperança, em meio à quarentena. “Quando fecho a porta de casa, abro as janelas e canto para meus vizinhos. Todos os dias, às 19h, eu canto ópera. É uma possibilidade única de ter liberdade e dignidade, e de dividir isso, especialmente com os idosos”, explicou. “Busco escolher músicas que simbolizem o momento horrível que vivemos.”
 
...e oração para alma
O papa Francisco celebrará, na Praça de São Pedro totalmente vazia, às 18h de hoje (14h em Brasília), a benção extraordinária Urbi et orbi, normalmente concedida somente durante o Natal e a  Páscoa. No local, estará o crucifixo do Cristo Milagroso (foto), que foi removido da igreja de San Marcello al Corso, em Roma, e levado à Cidade do Vaticano. Os católicos creem que o crucifixo, de mais de 500 anos, ajudou no combate à grande peste de 1522, após ser transportado pelas ruas da capital italiana. De acordo com a Santa Sé, a bênção papal será transmitida pela internet e todos os católicos que participarem terão “indulgência plenária”. Os jornais Messagero e Fatto Quotidiano publicaram que o pontífice testou negativo para a Covid-19. A detecção foi feita na quarta-feira, após a descoberta de um caso de infecção de um prelado que vive na mesma residência de Francisco há anos.

China fecha fronteiras
A China, o berço do novo coronavírus, fechará temporariamente as fronteiras para estrangeiros com vistos ou autorizações de residência válidos devido à pandemia. O país também reduzirá drasticamente 
a chegada de voos internacionais, de acordo com a chancelaria.
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags