Mundo

Itália chega a quase mil mortes por coronavírus em apenas 24 horas

O balanço, que é um novo recorde no país, não foi registrado em nenhum outro lugar do mundo

Correio Braziliense
postado em 27/03/2020 13:50

Paciente com coronavírus no hospital da ItáliaRoma, Itália — A Itália anunciou, nesta sexta-feira (27/3), um aumento recorde de quase 1 mil mortes causadas pelo novo coronavírus em 24 horas, um balanço que nenhum outro país alcançou até agora, segundo dados oficiais da Proteção Civil.

 

O número total de mortes agora é de 9.134, 969 a mais do que quinta-feira. O contágio, porém, continua a desacelerar, com um aumento de 7,4% no número total de casos positivos (86.498), a taxa mais baixa desde o início da pandemia na Itália, há mais de um mês.


O número recorde anterior de mortes já havia sido registrado na Itália em 21 de março (793). A região mais afetada continua sendo a Lombardia, com mais da metade das mortes registradas no país, 5.402 falecimentos para 37.298 casos, seguida por Emilia-Romagna, 1.267 mortes para 11.588 casos.

"Esta é uma pandemia sem precedentes, que atinge os países mais fortes do mundo e que adotam gradualmente as medidas que a Itália implementa há algum tempo", disse Domenico Arcuri, comissário do governo responsável pela crise do coronavírus.

Já de manhã, o Instituto Superior da Saúde (ISS) havia alertado que o pico da pandemia ainda não havia sido atingido na península e que poderia ocorrer nos próximos dias.

Saiba Mais

"Quero deixar claro um ponto. Não atingimos o pico, não o excedemos. Temos sinais de desaceleração (do número de casos), o que nos faz acreditar que estamos perto dele", ressaltou o chefe do ISS, Silvio Brusaferro, à imprensa.

Observando que "as medidas adotadas", como o confinamento dos italianos ou a proibição de atividades em todas as áreas não essenciais "têm tido efeito", Brusaferro enfatizou que "o crescimento do número de novos casos está desacelerando, mas não está diminuindo".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags