Mundo

Curtas

Correio Braziliense
postado em 28/03/2020 04:05

OMS vê evolução “gravíssima” na África
A diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África alertou sobre a “evolução gravíssima” da epidemia de Covid-19 na África, onde existem cerca de 40 países afetados, enquanto há um mês só havia um. “A situação é muito preocupante com uma evolução gravíssima: um aumento geográfico do número de países e, também, um aumento do número de infectados”, declarou Matshidiso Rebecca Moeti, em entrevista ao canal France24. “Há um mês, havia somente um país na região africana, ou seja, África subsariana e Argélia.” Duas semanas depois, “havia cinco países com 50 casos. Agora, há dois ou três dias, temos 39 países com cerca de 300 casos por dia”, o que equivale a 2.234 casos na atualidade, explicou. De acordo com a agência de notícias France-Presse, a África do Sul registrou, ontem, a primeira morte.

Argentina fecha fronteiras
O governo da Argentina determinou ontem o fechamento de todas as suas fronteiras até pelo menos 31 de março, a fim de combater o avanço do novo coronavírus, depois de decreto publicado no Diário Oficial. Com isso, a Argentina reforça as medidas adotadas no início deste mês, quando proibiu a entrada de estrangeiros não-residentes no país, mas a chegada de argentinos e estrangeiros residentes ainda era permitida. “Ampliam-se os alcances da proibição de entrada no território nacional através de portos, aeroportos, travessias internacionais, centros de fronteira”, indica o texto, que não descarta uma possível prorrogação do prazo. Somente quem estiver em trânsito verificado nas últimas 48 horas poderá entrar no território argentino.

Hungria impõe quarentena
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán (foto), anunciou, ontem, que o país respeitará uma quarentena de duas semanas. Segundo o político de extrema direita, os cidadãos poderão trabalhar, fazer compras e atividades físicas limitadas ao ar livres, sob a condições de manterem distância uns dos outros. Idosos com mais de 65 anos somente poderão fazer compras entre 9h e meio-dia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags