Mundo

Líder dos direitos civis Joseph Lowery morre aos 98 anos

Lowery foi escolhido para discursar na cerimônia de posse do primeiro presidente negro do país, Barack Obama, em 2009

Correio Braziliense
postado em 28/03/2020 10:01
Joseph Lowery
O reverendo Joseph Lowery, líder do movimento de luta por direitos civis nos Estados Unidos, que fez campanha ao lado de Martin Luther King, morreu na sexta-feira (27/3) aos 98 anos. "Nosso amado, reverendo Dr. Joseph Echols Lowery, faleceu em paz em sua casa, cercado por suas filhas", anunciou o Instituto Joseph & Evelyn Lowery. "Seu legado de serviço e luta foi longo e rico", completa o comunicado.

Nascido em Huntsville, Alabama, em 1921, Lowery trabalhou ao lado das principais figuras do movimento dos direitos civis como King e Jesse Jackson. Ele foi um dos apoiadores da fundação da Southern Christian Leadership Conference (SCLC), o grupo de defesa dos direitos civis iniciado por King. 

Lowery foi escolhido para discursar na cerimônia de posse do primeiro presidente negro do país, Barack Obama, em 2009, e pouco depois foi homenageado com a Medalha da Liberdade, o prêmio civil mais importante dos Estados Unidos. "O reverendo Joseph Lowery era um lutador pelos direitos civis", disse o congressista John Lewis ao jornal The Atlanta Journal-Constitution. 

"Ele falou, falou, nunca se deu por vencido. Marchou e protestou em todo Estados Unidos. Lamentamos seu falecimento esta noite", completou Lewis. "Desde que nasci negro, não recorde de não ter estado no movimento", disse Lowery ao Journal-Constitution em uma entrevista de 2001.

Depois de décadas militando contra a discriminação racial, durante as quais foi detido várias vezes, Lowery passou a ser chamada de "o Decano" do movimento de defesa dos direitos civis pela Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP).

Em 2006, ele foi uma das muitas figuras que criticou o então presidente George W. Bush no funeral da "primeira-dama" dos direitos civis Coretta Scott King pela guerra liderada pelos Estados Unidos no Iraque, um programa de espionagem interno e a resposta do governo ao furacão Katrina.

Na ocasião, Lowery disse que não foram encontradas armas de destruição em massa no Iraque, e sim que nos Estados Unidos estavam sendo usadas "armas para desviar a atenção". Os presentes responderam com muitos aplausos.

"Esta noite, o grande reverendo Joseph E. Lowery fez a transição da Terra para a eternidade. Nossos pensamentos e orações estão com sua família", afirmou no Twitter o Centro King, com sede em Atlanta. "Era um defensor dos direitos civis, um adversário da injustiça, um querido amigo da família King".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags