Mundo

Nova York: Trump recua de quarentena

Presidente dos EUA chega a cogitar confinamento obrigatório no estado, o mais afetado pela Covid-19, mas, após ouvir força-tarefa da Casa Branca, desiste da determinação

Correio Braziliense
postado em 29/03/2020 04:06
Horas depois de afirmar que cogitava colocar o estado de Nova York — o mais atingido nos Estados Unidos pela pandemia de coronavírus — em quarentena compulsória, para evitar que seus moradores espalhem o vírus para outras partes do país, o presidente Donaldo Trump recuou da ideia, “por recomendação da força-tarefa CoronaVirus da Casa Branca e após consulta aos governadores de Nova York, Nova Jersey e Connecticut”. “A quarentena não será necessária”, emendou, pelo Twitter.

Mais cedo, o presidente havia afirmado que “existe a possibilidade de que façamos uma quarentena — de curto prazo, duas semanas — em Nova York, provavelmente em Nova Jersey, em certas partes de Connecticut”, frisou, ao deixar a Casa Branca.
A medida teria o objetivo restringir os deslocamentos de moradores de uma das regiões mais populosas do país para outras partes dos Estados Unidos, especialmente o estado do sul da Flórida, que é popular entre os nova-iorquinos no inverno. “Porque estão tendo problemas na Flórida. Muitos nova-iorquinos estão descendo (para a Flórida). Não queremos isso”, argumentou, antes do recuou.

A cidade de Nova York foi, até agora, a área mais atingida pela Covid-19 nos Estados Unidos. O governador, Andrew Cuomo, que conversou com Trump ontem, disse que o assunto não foi tratado pelos dois. “Eu nem sei o que isso significa”, rebate, em uma entrevista coletiva. “Não sei como isso (isolamento compulsório) pode ser legalmente aplicado.”

Primária
Também ontem, Cuomo anunciou o adiamento das eleições primárias democratas no estado, de 28 de abril para 23 de junho, a fim de impedir a propagação do novo coronavírus. “Não acho sensato pedir que muitas pessoas votem no mesmo lugar”, disse o governador de Nova York. Em dois dos outros focos da Covid-19 já foram realizadas primárias: a Califórnia, em 3 de março, e no estado de Washington, em 10 de março. Nova Jersey votará em 2 de junho. “Não acho sensato pedir que muitas pessoas votem no mesmo lugar”, disse o governador de Nova York.

Dez outros estados, assim como Porto Rico, já haviam adiado sua data das primarias. Outros mudaram o tipo de votação para a alternativa postal.

Joe Biden lidera a disputa pela indicação democrata para enfrentar Trump em novembro, com 1.217 delegados, contra 914 da rival Bernie Sanders. Para garantir a indicação, estima-se que um candidato chegue a 1.991 delegados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags