Mundo

Curtas

Correio Braziliense
postado em 31/03/2020 04:04

Olimpíadas agendadas
Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, que foram adiados devido à crise provocada pela pandemia de coronavírus, começarão em 23 de julho de 2021, anunciou o comitê organizador. “Os Jogos Olímpicos serão disputados entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021, enquanto que os Jogos Paralímpicos ocorrerão de 24 de agosto a 5 de setembro”, afirmou o presidente do Comitê Organizador Local (COL) de Tóquio-2020, Yoshiro Mori. Em comunicado, o Comitê Olímpico Internacional explicou que as novas datas dariam às autoridades de saúde e aos organizadores “o máximo de tempo para enfrentar as contínuas mudanças e todo o problema causado pela pandemia do Covid-19”.

Hospital militar atraca em Nova York; mortos nos EUA somam 3 mil 
Em meio à batalha contra o novo coronavírus, Nova York recebeu um navio-hospital militar com capacidade para mil leitos, enquanto a pandemia continua a se espalhar pelos Estados Unidos, levando o presidente Donald Trump a estender o confinamento até o fim de abril. O “USNS Comfort”, equipado com 12 salas de cirurgia e 1.200 profissionais de saúde, chegou ao porto de Nova York para ajudar a aliviar os hospitais da metrópole, que enfrentaram sobrecarga. O navio receberá pacientes que necessitam de cuidados intensivos não relacionados ao vírus para permitir que os hospitais se concentrem nos pacientes de Covid-19. Na noite de ontem, o número de mortos nos EUA passou de 3 mil. 

Democracia em “quarentena” na Hungria 
Em meio à pandemia, o Parlamento da Hungria aprovou, ontem, um polêmico projeto de lei que permite ao primeiro-ministro, Viktor Orbán, legislar por decreto, em um regime de estado de emergência por tempo indeterminado. Criticado pela oposição húngara, o texto foi aprovado por 137 votos a favor e 53 contra. Pessoas que espalharem “notícias falsas” sobre a Covid-19 ou sobre as medidas de governo poderão ser condenadas a até cinco anos de prisão. A lei também permite a ampliação do estado de emergência em vigor desde 11 de março.

Páscoa consciente  
Em Berna, capital da Suíça, a panificadora Baeckerei Bohnenblust decidiu inovar para conscientizar os clientes sobre a importância da prevenção ao novo coronavírus. Começou a produzir coelhinhos de Páscoa de chocolate vestidos com máscaras. Apenas poucos fregueses se queixaram do novo design. 
O custo de cada unidade é de 8,50 francos suíços 
(cerca de R$ 45).

Angela Merkel testa negativo pela terceira vez 
A chanceler alemã, Angela Merkel, passou por um terceiro teste com resultado negativo para o coronavírus, mas continuará em quarentena, informou um porta-voz do governo. “O terceiro teste de detecção de coronavírus realizado na chanceler Merkel também foi negativo. Ela seguirá no exercício de suas funções oficiais de quarentena em casa nos próximos dias”, afirmou. Em 22 de março, a chanceler de 65 anos decidiu entrar em quarentena depois de entrar em contato dois dias antes com um médico que lhe deu uma vacina e depois deu positivo. Em uma gravação de áudio, revelou que vive com dificuldade a quarentena e a falta de contato com seus ministros e conselheiros. “Infelizmente, o número diário de novas infecções não nos dá motivos para relaxar ou suavizar as regras”, disse, no domingo, em um podcast semanal. Com 57.298 casos registrados oficialmente, a Alemanha registra apenas 455 mortes.
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags