Mundo

Teste de ação preventiva

Correio Braziliense
postado em 31/03/2020 04:04
Pesquisadores norte-americanos estão investigando se a hidroxicloroquina pode prevenir a Covid-19. Um ensaio clínico liderado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Washington — em colaboração com a Escola Grossman de Medicina da Universidade de Nova York — pretende determinar definitivamente se a substância pode impedir a transmissão em pessoas expostas ao vírus.

“Atualmente, não sabemos se a hidroxicloroquina funciona, mas saberemos, no menor prazo possível, qual é o resultado”, disse Ruanne Barnabas, professora-associada de saúde global nas faculdades de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Washington. A equipe da médica está começando a inscrever 2 mil participantes, encaminhados por médicos em seis localidades, que tiveram contatos próximos com pessoas com diagnóstico confirmado ou pendente de Covid-19.

Os voluntários serão aleatoriamente divididos para tomar hidroxicloroquina ou um placebo por duas semanas, e amostras de secreção nasal serão coletadas e testadas diariamente para confirmar novas infecções pelo coronavírus nos dois grupos. O teste está previsto para durar oito semanas e, se tudo correr bem, os resultados são esperados para junho. “Nosso objetivo é interromper a transmissão de Covid-19 na comunidade”, disse Barnabas.

Se o medicamento não funcionar, ela afirma que os pesquisadores podem dedicar seu tempo e energia a outras intervenções de prevenção e tratamento. “Atualmente, não existe uma maneira comprovada de prevenir a Covid-19 após a exposição”, diz Anna Bershteyn, professora-assistente de saúde da população na NYU e coprincipal pesquisadora do estudo. “Se a hidroxicloroquina fornecer proteção, ela poderá ser uma ferramenta essencial para combater essa pandemia. Caso contrário, as pessoas devem evitar riscos desnecessários ao tomar o medicamento.”




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags