Mundo

Federação argentina lembra Maradona contra coronavírus: 'Cuidem das mãos'

Vídeo que tem feito sucesso nas redes ainda diz que o país trocaria as duas Copas do Mundo que conquistou por uma vitória na batalha contra a Covid-19

Correio Braziliense
postado em 31/03/2020 12:44
'La mano de Dios': icônico gol de Maradona foi lembrado na campanhaA Associação Argentina de Futebol (AFA) produziu uma campanha pedindo que a população fique em casa e dando orientações para o combate ao novo coronavírus. No vídeo, que tem mais de 740 mil visualizações apenas no Twitter, a federação afirma que o país trocaria as duas Copas do Mundo que conquistou pela vitória na batalha contra a Covid-19, e usa imagens de um gol de Maradona no Mundial de 1986 para reforçar a importância de lavar as mãos.

"Ninguém é campeão sozinho. Nem Diego (Maradona) em 86, que, sem o gol de Burru (Jorge Burruchaga) na final não teria levantado a Copa. (Mario) Kempes tinha (Ubaldo) Fillol e a Argentina tem você e precisa de você para ganhar. Hoje, teremos a partida mais difícil da nossa história", diz o vídeo.
 
 

Na gravação, o narrador afirma que a dificuldade em combater o vírus vem de que, até hoje, "os argentinos não sabiam o que significava sentir saudade". A publicação também faz uma metáfora futebolística para lembrar a difícil situação enfrentada por Itália e Espanha: "Nunca passou pelas nossas cabeças que duas potências perderiam a partida antes de nós".

Saiba Mais

Para reforçar a importância de lavar as mãos, a AFA resgatou uma imagem do icônico gol de Maradona nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, contra a Inglaterra. "Toquem, mas cuidem das mãos", orienta. "Ainda que pareça que o rival não exista, ele é perigosíssimo na hora de atacar. Você não daria as duas Copas que temos para ganhar esta?", acrescenta o vídeo, ainda referindo-se aos Mundiais de futebol.

Por fim, a AFA alerta que esta "partida" só pode ser vencida "jogando em equipe": "Porque neste país há uma força que é mais forte que qualquer pandemia. A de voltarmos a nos encontrar. No campo ou em qualquer outro lugar".

'A primavera não sabia'

Outro vídeo que tem sido largamente compartilhado nas redes sociais traz uma mensagem de esperança, falando de como a natureza segue seu curso apesar da pandemia.

Uma voz em português de Portugal narra um poema atruibuído a Irene Vella que diz que "a primavera não sabia". "Era março de 2020. As ruas estavam vazias, as lojas fechadas, as pessoas não podiam mais sair. Mas a primavera não sabia e as flores começavam a florir, o Sol brilhava, os pássaros cantavam, as andorinhas não tardariam a chegar, o céu estava azul e a manhã chegava mais cedo", elenca a mensagem, que é acompanhada de imagens do país europeu.
 
 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags