Mundo

Células-tronco podem tratar a pneumonia

Correio Braziliense
postado em 01/04/2020 04:35
Equipe de Kunlin Jin testou terapia em sete pacientes: 100% de cura

Uma outra abordagem de tratamento da Covid-19 vem sendo testada por pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Norte do Texas, em Fort Worth. Em vez de se focar em estratégias que impeçam o vírus de entrar nas células, a equipe de Kunlin Jin trabalha em um tratamento para a pneumonia, muitas vezes letal, que é desenvolvida em alguns pacientes infectados pelo novo coronavírus.

No laboratório de Jin, os cientistas trabalham com células-tronco para impulsionar o sistema imunológico e combater a pneumonia. Os primeiros testes, de acordo com o pesquisador, são promissores, e foram realizados na China. Por meio de aplicativos de troca de mensagens, Jin e colegas chineses realizam o estudo juntos. Segundo ele, em breve, serão realizados testes clínicos com um número grande de pacientes no país asiático.

Os testes relatados pela equipe na revista Aging Diseases envolveram sete pacientes internados no Hospital YouAn, em Pequim, em estado gravíssimo. Eles receberam injeções de células-tronco mesenquimais humanas na corrente sanguínea. Além desses, três pessoas foram medicadas com placebo, para comparação. Segundo Jin, os sete foram tratados com sucesso e tiveram alta hospitalar em 14 dias. Dos pacientes do grupo de controle, um morreu, um teve a condição agravada e o terceiro apresentou síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).

“Nosso estudo mostrou que a infusão intravenosa de células-tronco mesenquimais humanas é uma abordagem segura e eficiente para o tratamento de pacientes com pneumonia por Covid-19, inclusive em idosos que apresentam pneumonia grave”, afirma. Células-tronco mesenquimais não são embrionárias, o que facilita a aceitação do tratamento, acredita o cientista.

Jin explica que, quando o coronavírus ataca, o organismo responde com uma “tempestade” de citocinas induzida por vírus — termo usado quando o sistema imunológico é tão acionado que os fluidos enchem os pulmões e os tecidos são danificados. Acredita-se que essa seja uma das principais razões pelas quais a pneumonia por Covid-19 realmente mate o paciente. Por isso, o fortalecimento desse sistema de defesa, estimulado pelas células-tronco, poderia combater a doença, ressalta. (PO)




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags