Mundo

Isolamento em Wuhan evitou 700 mil casos

Correio Braziliense
postado em 01/04/2020 04:35
As medidas de controle adotadas pela China durante os primeiros 50 dias da epidemia da Covid-19 no país podem ter atrasado a propagação do vírus para cidades fora de Wuhan em vários dias, interrompendo a transmissão em toda a nação e prevenindo mais de 700 mil infecções no território chinês. É o que diz uma equipe internacional de pesquisadores na revista Science. De acordo com ele, as informações podem ser úteis para países que ainda estão nas fases iniciais do surto do novo coronavírus.

“O número de casos confirmados na China no 50º dia da epidemia (19 de fevereiro) foi de cerca de 30 mil”, disse Christopher Dye, professor visitante de zoologia e pesquisador visitante na Oxford Martin School, na Universidade de Oxford. “Nossa análise sugere que, sem a proibição de viagem a Wuhan e a resposta nacional a emergências, haveria mais de 700 mil casos confirmados da Covid-19 fora de Wuhan até essa data. As medidas de controle da China parecem ter funcionado quebrando com sucesso a cadeia de transmissão, ou seja, impedindo o contato entre pessoas infecciosas e suscetíveis.”

Os pesquisadores usaram uma combinação única de relatos de casos, dados de movimento humano e informações sobre intervenções em saúde pública para investigar a disseminação e o controle da Covid-19. Eles analisaram os movimentos de 4,3 milhões de pessoas de Wuhan antes da proibição de viajar, os tipos e a época das medidas de controle implementadas nas cidades da China e o número de casos de Covid-19 relatados todos os dias em todas as cidades.

“Um aspecto fascinante do nosso trabalho é que ele mostra o poder de novos fluxos de dados, como dados de mobilidade de telefones celulares”, disse Ottar Bjornstad, ilustre professor de entomologia e biologia da Penn State. “Como o período estudado incluiu o feriado do Festival da Primavera e o ano novo lunar chinês, pudemos comparar os padrões de viagens dentro e fora de Wuhan durante o surto com dados de telefone celular de dois festivais anteriores da primavera.”

O modelo da equipe também analisou os efeitos específicos do isolamento de Wuhan e descobriu que a medida atrasou a chegada da Covid-19 em outras 130 cidades por vários dias. Esses locais proibiram reuniões públicas, impuseram fechamento de locais de entretenimento e estipularam teletrabalho, entre outras ações. Como resultado, eles relataram 33% menos casos confirmados durante a primeira semana de seus surtos do que cidades que não implementaram uma resposta desse nível.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags