Mundo

Covid: Itália desbloqueia 400 bilhões de euros para ajudar as empresas

Segundo o primeiro-ministro Giuseppe, serão 200 bilhões para o mercado interno e outros 200 bilhões para apoiar as exportações

Correio Braziliense
postado em 06/04/2020 18:54

País é o epicentro da doença na EuropaO governo italiano decidiu na segunda-feira desbloquear 400 bilhões de euros para injetar liquidez nas empresas para ajudá-las a lidar com a pandemia de coronavírus

 

"Com o decreto aprovado, damos liquidez imediata de 400 bilhões de euros a nossas empresas, pequenas, médias ou grandes: 200 bilhões para o mercado interno e outros 200 bilhões para apoiar as exportações", anunciou o primeiro-ministro Giuseppe Conte,em uma coletiva de imprensa. 

 

"Com este decreto, realizamos uma intervenção sem precedentes", destacou o ministro da Economia, Roberto Gualtieri

 

O governo vai desbloquear "200 bilhões de euros de garantia pública para empréstimos, no nível de 90%, para empresas de todos os tipos", uma garantia que pode atingir até 25% do volume de negócios ou dobrar o custo da equipe. 

 

"As garantias serão entregues por meio de um sistema muito simples e direto ao sistema bancário, através da empresa Sace", uma empresa do Fundo Depositário, acrescentou, com várias condições, como a proibição de distribuição de dividendos. 

 

A isso serão adicionados 200 bilhões de euros de garantias, também através da Sace, para apoiar as exportações. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags