Mundo

Nicarágua pergunta onde está seu presidente em plena crise da Covid-19

O presidente de 74 anos não fala sobre a ameaça à saúde da Covid-19 e não aparece em público desde 12 de março

Correio Braziliense
postado em 06/04/2020 20:41

O presidente de 74 anos não fala sobre a ameaça à saúde da Covid-19 e não aparece em público desde 12 de marçoA ausência do presidente nicaraguense Daniel Ortega por quase um mês gerou especulações sobre sua saúde e um ambiente de incerteza no país, onde as autoridades não adotaram medidas de contenção contra a pandemia de coronavírus. 

 

O presidente de 74 anos não fala sobre a ameaça à saúde da Covid-19 e não aparece em público desde 12 de março, quando participou de uma conferência virtual com seus colegas da América Central para discutir a epidemia. 

 

Enquanto os números confirmados da Covid-19 estão crescendo em todo o mundo, na Nicarágua, um país de 6,3 milhões de habitantes, apenas seis casos e uma morte foram detectados. O governo não informou quantos testes realizou. 

 

O desaparecimento de Ortega gerou dúvidas nas redes sociais e na imprensa sobre seu estado de saúde e de sua família. As especulações cresceram quando ele não compareceu ao funeral do deputado Jacinto Suárez, um amigo próximo dele, na sexta-feira passada. 

 

A AFP consultou a presidência nicaraguense sobre o assunto, mas não recebeu resposta.

 

Os opositores recordaram a ausência do presidente no início dos protestos contra seu governo em abril de 2018, que desencadeou uma onda repressiva que deixou mais de 325 mortos, perdas econômicas milionárias e grave desemprego.

 

 O presidente também não anunciou seu afastamento ao Parlamento, controlado pela Frente Sandinista e partidos aliados. 

 

Segundo a Constituição, o Parlamento deve autorizar o afastamento do presidente por um período superior a 15 dias e, se não o fizer, pode declarar abandono do cargo ou incapacidade de governar. 

 

Saiba Mais

A ex-guerrilheira Dora María Téllez afirmou que as ausências de Ortega durante as crises nacionais refletem "seu modelo de governo", porque ele só gosta de sair anunciando grandes projetos como o canal interoceânico e outras "grandes fantasias, mas ele não gosta de enfrentar problemas". 

 

A Nicarágua é o único país da América Latina que não fechou fronteiras, que mantém escolas abertas e eventos, que foram duramente questionadas por médicos, empresários e opositores.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags