Mundo

Papa cria comissão para refletir sobre mulheres diáconos

A nova comissão internacional terá cinco mulheres, incluindo as teólogas francesa Anne-Marie Pelletier e suíça Barbara Hallensleben

Correio Braziliense
postado em 08/04/2020 11:47
Em maio de 2019, o papa havia indicado que os membros de uma primeira comissão de estudo, instituída em agosto de 2016 para examinar o papel das mulheres diáconos no início do cristianismo, tinham opiniões muito divergentes para chegar a uma conclusãoO papa Francisco anunciou nesta quarta-feira (8/4) a criação de uma nova comissão de estudo para refletir sobre a possibilidade de ordenar mulheres diáconos, reativando assim um debate controverso dentro da Igreja.

Depois de ter recebido recentemente em audiência a liderança da Congregação para a Doutrina da Fé - guardiã do dogma -, o papa "decidiu criar uma nova comissão de estudos sobre o diaconato feminino", informa uma declaração da Santa Sé.

A nova comissão internacional terá cinco mulheres, incluindo as teólogas francesa Anne-Marie Pelletier e suíça Barbara Hallensleben.

Em maio de 2019, o papa havia indicado que os membros de uma primeira comissão de estudo, instituída em agosto de 2016 para examinar o papel das mulheres diáconos no início do cristianismo, tinham opiniões muito divergentes para chegar a uma conclusão.

Saiba Mais

Atualmente, o diaconato é reservado aos homens na Igreja Católica. Os diáconos são ordenados a proferir o sermão na missa, celebrar batismos, casamentos e funerais.

A ideia foi reativada em outubro por bispos de nove países amazônicos, reunidos em um "sínodo" regional no Vaticano para encontrar soluções para a escassez de padres itinerantes nessa grande região.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags