Mundo

Americanos poderão fazer teste de Covid-19 nas farmácias

A ação amplia o leque de medidas para monitorar e combater a pandemia nos EUA

Correio Braziliense
postado em 09/04/2020 08:18
A cidade de Nova York continua sendo o epicentro da pandemia de coronavírus nos Estados Unidos.O governo dos Estados Unidos autorizou nesta quarta-feira que as farmácias realizem testes de detecção de Covid-19 na população, incluindo o exame de anticorpos recentemente desenvolvido que revela se a pessoa já se recuperou da doença.

O secretário federal de Saúde, Alex Azar, anunciou que todos os testes autorizados pela agência americana de controle do setor farmacêutico e alimentício (FDA) a partir de agora poderão ser realizados por farmacêuticos, o que amplia o leque de medidas para monitorar e combater a pandemia nos EUA.

"A administração Trump está dando aos farmacêuticos a oportunidade de desempenhar um papel mais importante na resposta ao COVID-19, ao lado dos heroicos trabalhadores da Saúde dos Estados Unidos", disse Azar.

Quando a pessoa está infectada com o novo coronavírus, um simples teste com algodão com secreção do nariz ou da garganta pode confirmar se o vírus está ativo em seu corpo.

Após o período de contaminação, é possível analisar o sangue da pessoa em busca de anticorpos específicos. Este tipo de teste permite saber se houve infecção pelo coronavírus, inclusive assintomática, como é comum. Quando o sistema imunológico encontra o vírus, o guarda em sua memória em forma de anticorpos.

Nesta quarta-feira, em Washington, um laboratório privado anunciou a venda de um teste de serologia com resultado em 15 minutos, ao custo de 290 dólares.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags