Mundo

Cabul anuncia libertação de 100 novos prisioneiros talibãs

Os prisioneiros libertos juraram nunca mais voltar ao campo de batalha

Correio Braziliense
postado em 09/04/2020 10:47
Uma vista geral da cidade é vista do topo da colina de Khair Khan, em Cabul.O governo afegão declarou que libertará nesta quinta-feira (9/4) outros 100 prisioneiros do Talibã, apesar dos insurgentes terem abandonado as negociações sobre o assunto.

As autoridades afegãs "libertarão hoje 100 prisioneiros do Talibã com base em seu estado de saúde, idade e duração da sentença restante, no quadro de nossos esforços de paz e na contenção da Covid-19", tuitou Javid Faisal, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional (NSC), um órgão do governo.

O governo libertou 100 prisioneiros na quarta-feira, que "juraram nunca mais voltar ao campo de batalha".

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, rejeitou essas novas solturas, que não respeitam o acordo assinado pelo Talibã e pelos Estados Unidos, que prevê a libertação de 5 mil insurgentes em troca de mil membros das forças de segurança do governo.

Esse acordo assinado em 29 de fevereiro ainda não foi ratificado pelo governo afegão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags