Mundo

Turquia rastreará doentes de coronavírus usando seus celulares

A Turquia tem mais de 42.000 casos do novo coronavírus e 908 falecidos, segundo o balanço desta quinta-feira

Correio Braziliense
postado em 09/04/2020 19:05
A Turquia tem mais de 42.000 casos do novo coronavírus e 908 falecidos, segundo o balanço desta quinta-feiraIstambul, Turquia - As autoridades turcas vão vigiar a circulação de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus e de seus familiares através de um aplicativo para celular, anunciou o governo nesta quinta-feira (9), em um momento em que se acelera a propagação da doença na Turquia.

Se uma pessoa doente ou que esteve em contato com um infectado deixar sua casa, receberá uma mensagem de texto e uma ligação telefônica automatizada, que lhe pedirá para voltar, informou a Presidência turca em um vídeo no qual apresentou a medida.

Em caso de descumprimento da medida, que deve entrar em vigor esta semana, ou de reincidência, a Polícia será alertada e serão impostas sanções, como multas. A Presidência turca assegura que este acompanhamento será feito com respeito às leis relacionadas aos dados pessoais e que estes serão destruídos quando a epidemia terminar.

Saiba Mais

"Projetos similares desenvolvidos em outros países do mundo permitiram obter excelentes resultados na luta contra a COVID-19", destacou. A Turquia tem mais de 42.000 casos do novo coronavírus e 908 falecidos, segundo o balanço desta quinta-feira.

Diante disso, o presidente Recep Tayyip Erdogan multiplicou as medidas de fechamento de locais e suspensão de voos. As pessoas com mais de 65 anos, menores de 20 ou com doenças crônicas não podem sair, nem mesmo para fazer compras. Opositores e médicos pedem um confinamento generalizado, o que Erdogan rejeita para não debilitar ainda mais a já frágil economia turca.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags