Mundo

Curtas

Correio Braziliense
postado em 10/04/2020 04:04



Semana Santa virtual
Pela primeira vez na história, a Igreja Católica da Itália não contará com a presença de fiéis para celebrarem a Semana Santa. Mais de 9 mil procissões do país foram canceladas, e todas as 15 mil paróquias fecharam suas portas. O papa Francisco (foto) celebrará a tradicional missa do Domingo de Páscoa na Basílica de São Pedro, sem a presença dos peregrinos. Amanhã, também em uma ação sem precedentes, o Santo Sudário — o pano que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo — será exibido pela TV e pela internet, a partir da Catedral de Turim. No domingo,  às 14h (hora de Brasília), o tenor Andrea Bocelli se apresentará no vazio Duomo di Milano, em Milão, acompanhado apenas pela organista da catedral, Emanuele Vianelli. A apresentação será transmitida ao vivo no canal do YouTube de Bocelli.



107 anos
Idade de Cornelia Ras, uma holandesa que se tornou a pessoa mais idosa do mundo a se recuperar depois de contrair o novo coronavírus



Trégua forçada no Iêmen
Um cessar-fogo unilateral entrou em vigor no Iêmen, decretado pela coalizão liderada pela Arábia Saudita, a fim de proteger do novo coronavírus a população deste país devastado por cinco anos de guerra. Os rebeldes huthis, apoiados pelo Irã e contra os quais a coalizão intervém, não reagiram a essa trégua de duas semanas, em vigor desde as 6h de ontem (hora local). Os Emirados Árabes Unidos, membros da coalizão que retirou suas tropas do Iêmen no ano passado, saudaram a decisão saudita, chamando-a de “sábia e responsável”.  “Espero que os huthis estejam à altura da tarefa. A crise da Covid-19 obscurece tudo: a comunidade internacional deve intensificar seus esforços e trabalhar para proteger o povo iemenita”, tuitou o ministro de Estado para Relações Exteriores, Anwar Gargash.



353.975
Total de infectados com o novo coronavírus que se curaram em todo o mundo, até as 20h30 de ontem (em Brasília)


Mosteiro foco de Covid-19
O famoso Mosteiro das Cavernas, em Kiev, tornou-se foco do coronavírus na Ucrânia, depois de ignorar o pedido para a suspensão dos rituais religiosos. Desde anteontem, 26 novos casos foram confirmados e somados a quatro primeiros detectados antes, anunciou o prefeito da capital ucraniana, Vitali Klichko. Fundado no século XI, o monastério — sede da Igreja ortodoxa da Ucrânia ligada ao Patriarcado de Moscou — abriga 250 monges. Em março, pouco após o início da pandemia, quando o governo anunciou o fechamento de escolas e espaços públicos, o chefe do governo pediu aos fiéis “que se apressassem para as igrejas”, que não tivessem “medo de nada” e que “se abraçassem”.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags