Correio Braziliense
postado em 12/04/2020 04:24
Índia amplia isolamento social
Mais de 1,3 bilhão de indianos continuarão impedidos de retornar à rotina. Em vigor até a próxima terça-feira, as restrições de distanciamento social impostas pelo governo do premiê Narendra Modi serão ampliadas pelos próximos dias. Modi teria recebido o pedido de ministros de Estado para prolongar a quarentena. O governo não forneceu detalhes sobre por quanto tempo o isolamento durará. O país contabiliza 8.446 casos de Covid-19 e 288 mortes. “Se (a quarentena) for encerrada agora, todos os ganhos serão perdidos. Para consolidá-los, é importante ampliar o prazo”, disse o ministro-chefe do estado de Délhi, Arvind Kejriwal. Para conscientistar a população da importância do isolamento, a cidade de Chennai espalhou pelas ruas pinturas ilustrando o novo coronavírus (foto).
401.873
Total de pessoas com Covid-19 que se recuperaram da doença em todo o mundo — 22,7% do total de casos de infecção.
Espanha celebra queda em mortes
A Espanha informou uma redução no saldo diário de mortes por coronavírus, com 510 novos óbitos, quase 100 a menos do que na sexta-feira, de acordo com o Ministério da Saúde, que não registrava um número tão baixo desde 23 de março. Até a tarde de ontem, o número total de mortes era de 16.353 na Espanha, o terceiro país do mundo com mais vítimas fatais, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. As autoridades insistem que não é hora de “baixar a guarda” e, a partir de amanhã, distribuirão máscaras no transporte público, coincidindo com a retomada de atividades não essenciais, como construção civil e indústria, após duas semanas de paralisação geral. Os casos confirmados na Espanha chegavam ontem a 161.852. Até o momento, 59.109 pessoas se recuperaram da doença. Na sexta-feira, enfermeiros de um hospital de Leganes, próximo a Madri, confortaram a mulher de um colega morto pela Covid-19 em uma homenagem no Hospital Severo Ochoa (foto).
Relaxamento de restrições no Irã
As autoridades sanitárias do Irã contabilizaram um total de 4.357 mortos pelo novo coronavírus, além de 70.729 infectados. Mais 125 óbitos e 1.837 casos de contágio foram detectados entre sexta-feira e ontem — uma redução no número de infecções, em comparação com a quinta-feira (1.972). O país experimenta nove dias consecutivos de baixa no indicador de contágios. O cenário levou o governo a autorizar a retomada, desde ontem, de atividades econômicas de “baixo risco” para a propagação do novo coronavírus. A medida vale para todas as províncias, à exceção de Teerã, onde deverá começar a ser aplicada no próximo sábado. A pandemia mobilizou as mulheres da organização paramilitar Basij, que produzem máscaras e outros equipamentos de proteção individual (foto).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.