Mundo

Assange teve dois filhos com advogada durante asilo na embaixada do Equador

A companheira de Assange confirmou a informação em vídeo de 12 minutos publicado pelo WikiLeaks no Twitter

Correio Braziliense
postado em 12/04/2020 13:36

A companheira de Assange confirmou a informação em vídeo de 12 minutos publicado pelo WikiLeaks no TwitterO fundador do Wikileaks, Julian Assange, teve dois filhos com uma advogada durante o período em que ele era refugiado na embaixada do Equador em Londres, informou o jornal britânico Mail na edição deste domingo. 

 

O australiano, que os Estados Unidos querem julgar espionagem, é pai de dois filhos com Stella Morris, 37, advogada de origem sul-africana, de acordo com o tabloide, que garantiu que o mais velho dos filhos, Gabriel, tem dois anos de idade, e o caçula, Max, um ano. 

 

O jornal publicou fotos de Assange com seus filhos e uma entrevista com Morris, que relata que se apaixonou pelo fundador do Wikileaks há cinco anos e que o casal planeja se casar.

 

A companheira de Assange confirmou a informação em um vídeo de 12 minutos publicado pelo WikiLeaks no Twitter.

 

"Apaixonar-se, em um contexto em que todos tentam destruir sua vida, foi uma espécie de ato de rebelião", explica, comparando sua história com a que ocorre "em tempos de guerra".

 

A advogada decidiu revelar a existência dos filhos, Gabriel e Max, porque "teme que a vida de Assange esteja em perigo se ele permanecer em Belmarsh", a prisão de alta segurança de Londres, onde ele está atualmente detido devido à nova pandemia de coronavírus, informou o jornal. 

 

A justiça britânica, no final de março, recusou-se a libertar Assange sob controle judicial, alegando que havia "sérias razões para acreditar" que ele pode não comparecer em convocações futuras. 

 

No Twitter, o Wikileaks observou que a companheira de Assange, "mãe de dois filhos pequenos, insta o governo do Reino Unido a libertá-lo e a outros prisioneiros, pois o #coronavírus está causando estragos nas prisões". 

 

A justiça britânica suspendeu até 18 de maio o exame do pedido de extradição do fundador do Wikileaks para os Estados Unidos, país que pretende processá-lo pela publicação de um grande número de documentos confidenciais.

 

Segundo o jornal britânico, Assange e sua advogada começaram seu relacionamento em 2015, quando ela visitou seu cliente na embaixada, e o primeiro filho foi concebido no ano seguinte. 

 

Assange até acompanhou o nascimento em Londres dos dois filhos em vídeo e pôde ver o mais velho, Gabriel, dentro da embaixada, para onde a criança foi levada secretamente, acrescentou o jornal. 

 

As duas crianças são britânicas e já visitaram o pai na prisão, de acordo com o Mail.

 

Jennifer Robinson, uma das advogadas de Assange no Reino Unido, também confirmou à AFP que Assange e Morris formaram uma família. 

 

Ela explicou que Morris já o havia declarado perante a justiça britânica em março, em uma das tentativas de libertar o fundador do WikiLeaks sob fiança.

 

"Apesar de sua declaração sobre sua família e evidências médicas dos sérios riscos à saúde de Assange, o juiz rejeitou a libertação", disse.

 

No Twitter, o Wikileaks observou que a companheira de Assange, "mãe de dois filhos pequenos, insta o governo do Reino Unido a libertá-lo e a outros prisioneiros, pois o #coronavírus está causando estragos nas prisões".  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags