Mundo

Curtas

Correio Braziliense
postado em 14/04/2020 04:05

Papa vê mulheres em perigo
O papa Francisco (foto) advertiu ontem que a violência doméstica contra as mulheres pode aumentar em consequência das medidas de confinamento impostas contra a pandemia de coronavírus. “Hoje gostaria de recordá-los do que muitas mulheres fazem, inclusive neste momento de emergência de saúde, para cuidar de outros: médicas, enfermeiras, agentes das forças de segurança e agentes penitenciárias, funcionárias de lojas de produtos de primeira necessidade... e muitas mães e irmãs que estão trancadas em casa com toda a família, com crianças, idosos e deficientes”, declarou o papa, depois da tradicional oração do Angelus. “Às vezes, correm o risco de ser submetidas à violência por uma convivência da qual levam uma carga muito grande”, destacou. 

Recuperação no campo
O premiê do Reino Unido, Boris Johnson (foto), se recupera do coronavírus em uma casa de campo. Nesta semana, o governo britânico deve decidir sobre a extensão do confinamento para conter a epidemia, que infectou mais de 89.500 pessoas e matou pelo menos 11.300. Depois de uma semana difícil no Hospital Saint Thomas, em Londres, onde passou dias em terapia intensiva, o líder conservador de 55 anos chegou a Chequers no domingo, a 50km de Londres. Foi nesta mansão do século 16, de tijolos vermelhos, residência de campo dos chefes de governo desde 1921, que ele começou a recuperação, ao lado a companheira grávida, Carrie Symonds. "Vamos derrotar o coronavírus e vamos vencê-lo juntos", disse Johnson no domingo.

Putin alerta para o futuro
O presidente russo, Vladimir Putin (foto), afirmou que o país precisa de um plano para um cenário "extraordinário" pelo novo coronavírus, em um momento em que o número de contágios cresce rapidamente. Segundo o último balanço oficial, a Rússia soma 18.328 casos de contágio e 148 mortos, com um aumento de 2.558 contaminações nas últimas 24 horas, um recorde desde o surgimento do vírus no território. As próximas semanas serão "decisivas" para a luta da Rússia contra o vírus, enquanto a situação "está mudando praticamente todos os dias e, infelizmente, não para melhor", declarou Putin durante reunião por videoconferência com seu gabinete. O presidente pediu que "considerem todos os cenários de como a situação vai evoluir, mesmo os mais complexos e extraordinários".
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags