Mundo

Curtas

Correio Braziliense
postado em 18/04/2020 04:05


Rússia e França querem cúpula
O presidente russo, Vladimir Putin (E), e o colega francês, Emmanuel Macron (D), discutiram a possibilidade de uma reunião entre os líderes dos cinco países-membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, acusado de desunião frente à pandemia de coronavírus. Durante uma conversa por telefone sobre a propagação da doença, Putin e Macron falaram da “possibilidade de organizar uma reunião de trabalho, por videoconferência, dos dirigentes dos países-membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU”, indicou o Kremlin em um breve comunicado. O Conselho de Segurança permanente da ONU é composto por Rússia, França, China, Reino Unido e Estados Unidos.

Terapia com hidroxicloroquina
O governo russo autorizou o tratamento de pacientes com
Covid-19 com a hidroxicloroquina, um derivado do remédio contra malária, cuja eficácia é alvo de debate mundial. Em decreto publicado na quinta-feira à noite, o governo russo deu instruções às organizações médicas nesse sentido, acrescentando que a China entregou mais de 68 mil caixas deste remédio ao país. O texto foi publicado depois de um telefonema ontem entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e chinês, Xi Jinping. A hidroxicloroquina será distribuída nos hospitais que tratam os pacientes que deram positivo para coronavírus, ou sob suspeita de contaminação.

17 mil
Número de funcionários da área de saúde infectados pelo novo coronavírus, dois terços deles, mulheres, segundo o Instituto Superior de Saúde.

Quase mil dólares de ajuda
O Japão pagará 100mil ienes (cerca de R$ 4,8 mil) a cada residente, anunciou o primeiro-ministro Shinzo Abe, uma medida para conter a crise econômica na terceira maior economia do mundo pela pandemia de coronavírus. “Estamos nos movimentando rapidamente para entregar dinheiro a todas as pessoas”, declarou Abe, ao explicar a decisão de ampliar o estado de emergência a todo o país. Um plano inicial para pagar um valor três vezes superior às famílias, que viram sua renda reduzida em consequência do coronavírus, foi descartado e Abe pediu desculpas pela confusão. Até o fechamento desta edição, o Japão tinha 9.231 infectados e 190 
mortes pela Covid-19.

4,5 bilhões
Total de pessoas em 110 países, ou territórios, obrigadas a ficarem confinadas em casa contra a Covid-19. O número representa 57% da 
população mundial.
 
 
Chile planeja reabertura 
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que prepara uma reabertura gradual das atividades econômicas, paralisadas há 45 dias pela Covid-19,  que até agora matou 116 pessoas e atingiu 9.252 no país. “Estamos nos preparando para uma abertura ou reabertura gradual”, disse o presidente, explicando que será feito “com precauções e medidas sanitárias rigorosas”. “Vamos ter que aprender a nos acostumar com o fato de que a vida normal não voltará por muito tempo.” O governo decretou toque de recolher noturno, suspendeu as aulas e ordenou o fechamento de shopping centers, restaurantes, cinemas e bares, além de suspender todos os grandes eventos. 
 
 
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags