Mundo

Pressão e ataque aos governadores

Correio Braziliense
postado em 18/04/2020 04:05
 
Em uma série de tuítes, o presidente norte-americano, Donald Trump, pressionou governadores de  três estados a retomarem as atividades econômicas e a suspenderem as restrições sociais. Com letras maiúsculas, o republicano escreveu: “Liberem Minnesota! Liberem Michigan! Liberem Virgínia e salvem nossa grande Segunda Emenda; ela está sob cerco!”. Também sobraram críticas para o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo. “O governador Cuomo deveria gastar mais tempo ‘fazendo’ e menos tempo ‘reclamando’. Vá lá e faça o trabalho. Pare de falar! Nós montamos para vocês milhares de leitos hospitalares que vocês não precisaram ou não usaram, demos vários respiradores que vocês deveriam ter, e os ajudamos com a testagem que deveriam ter feito. (…) Menos fala e mais ação!”, afirmou.
 
Na quinta-feira, Trump recomendou um plano para “reabrir” os Estados Unidos gradualmente, depois que as restrições à contenção da Covid-19 provocaram duro golpe à economia e aumentaram o desemprego. “De acordo com os dados mais recentes, nossa equipe de especialistas agora concorda que podemos iniciar uma nova frente nesta guerra, que chamaremos de ‘reabertura dos Estados Unidos’”, disse o republicano. Até o fechamento desta edição, os EUA contabilizavam 686.991 casos de infecção e 32.232 mortes.

Guia

Trump afirmou que manter as restrições “não é uma solução sustentável a longo prazo” e que sua administração emitirá um guia para dar aos governadores poder de decisão, dependendo do número de casos. “Nossa abordagem delineará três fases para restaurar nossa vida econômica. Não vamos reabrir uma vez, mas em um cuidadoso processo passo a passo, e alguns estados poderão abrir antes de outros”, afirmou o presidente. Desde meados de março, mais de 22 milhões de pessoas solicitaram auxílio-desemprego e, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia americana vai recuar 5,9% em 2020.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags