Correio Braziliense
postado em 21/04/2020 04:05
Em um editorial publicado na revista Science, H. Holden Thorp, editor-chefe da publicação científica, lamenta que líderes mundiais não estejam colaborando suficientemente com as comunidades científica e biomédica — inclusive com a Organização Mundial da Saúde (OMS) — para lutar contra a epidemia de Covid-19. “Infelizmente, muitos líderes mundiais querem tratar a situação como um problema para sua nação e não do mundo”, escreveu.Thorp cita nominalmente a China e os Estados Unidos. “Em fevereiro, achei que meu editorial sobre como a China manteve segredo sobre o novo coronavírus, levando à perda de vidas, foi um comentário ‘nervoso’. Agora, não me parece tão ousado, porque fica claro que os atrasos e os sigilos da China custaram vidas, sim”, escreveu.
Quanto ao governo norte-americano, o editor-chefe criticou o corte de financiamento à OMS. “A decisão da semana passada de suspender o apoio à OMS não é apenas perigosa, mas pode atrasar o fim da pandemia.” Acusada pelos EUA de ter demorado para soar o alerta sobre o novo coronavírus para não prejudicar a China, a organização se defendeu ontem. “Nós lançamos o alerta desde o primeiro dia”, frisou o diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmando que “não há segredos” na agência da ONU.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.