Correio Braziliense
postado em 21/04/2020 14:57
Haia, Holanda - O governo holandês anunciou, nesta terça-feira (21), a reabertura a partir de 11 de maio das escolas do ensino fundamental, fechadas desde meados de março, na primeira medida de desconfinamento no setor da educação. Estes alunos poderão retomar suas aulas "em tempo parcial", declarou o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, em entrevista coletiva.A Holanda, que optou pelo que Rutte definiu como "confinamento inteligente", segue os passos da Alemanha e alguns países escandinavos, que estão reabrindo as escolas gradualmente. "São análises difíceis, mas ter cautela é melhor do que lamentar", reconheceu o premier. O fechamento de restaurantes, cafés e prostíbulos se estender por mais três semanas, de 28 de abril a 19 de maio, explicou. Os 'coffee shops' que vendem maconha, fechados em março, foram autorizados a operar exclusivamente com entregas a domicílio.
Saiba Mais
No entanto, os grupos por turma serão reduzidos à metade, o que significa que alunos vão assistir aulas em meio período, enquanto os maiores continuarão assistindo às aulas on-line, acrescentou o governo. As autoridades avaliam a possibilidade de os colégios de ensino médio reabrirem em 1º de junho.
As medidas para frear o coronavírus na Holanda são menos drásticas que as adotadas por Itália, Espanha e França e não exigem o confinamento da população, embora as autoridades holandesas peçam que se mantenha o distanciamento social. A Holanda reportou 3.916 falecidos por coronavírus e 34.134 casos confirmados. Rutte anunciou que as internações estão diminuindo.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.