Correio Braziliense
postado em 22/04/2020 07:32
Enquanto traçam planos para a retomada econômica, Holanda e França já têm uma data para a reabertura das escolas: 11 de maio. Os dois paÃses seguirão caminhos semelhantes, com crianças e adolescentes voltando gradualmente. Em nações como Alemanha e Noruega, a volta à s aulas ocorreu na segunda-feira.
O governo holandês anunciou ontem que o ensino fundamental voltará à s aulas em meio perÃodo a partir do dia 11, mas treinamentos esportivos já poderão ser feitos a partir do dia 29. O ensino médio volta no dia 2 de junho. Em todos os casos, os alunos deverão obedecer a regras de distanciamento social.
Esse é o primeiro relaxamento das medidas restritivas na Holanda. Restaurantes, cafés e bordéis permanecerão fechados até 19 de maio. Os locais que vendem maconha foram autorizados a voltar, mas apenas para entregas a domicÃlio.
Na França, as crianças voltarão no dia 11, mas em turmas menores. A retomada das aulas começa com as escolas de ensino primário. No dia 18, será a vez do ensino médio - o objetivo é que a maior parte do sistema escolar volte no fim de maio.
A Ãustria, que está desde a semana passada na primeira fase da retomada, anunciou que a volta gradual à s aulas coincidirá com a reabertura de restaurantes e bares, em 15 de maio, sempre com a exigência de manter o distanciamento entre as pessoas. O plano prevê a reabertura gradual de todas as escolas a partir de meados de maio.
Na Alemanha, os alunos mais velhos voltaram na segunda-feira, para fazer os exames finais sob rÃgidas regras de distanciamento. Na Noruega, apesar de alguma relutância, jardins de infância e creches reabriram também na segunda-feira. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.