Mundo

Curtas

Correio Braziliense
postado em 24/04/2020 04:05

3.176
Número de mortos pelo novo coronavírus entre quarta-feira e ontem, nos Estados Unidos. 
O país registrava, às 22h 
de ontem, 49.804 óbitos.

Reconstrução europeia
Os chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) encarregaram a Comissão Europeia de apresentar um plano de reconstrução até 6 de maio para tirar o bloco da recessão projetada para 2020, devido à crise d o novo coronavírus. “Hoje, todos concordamos em trabalhar em um fundo de recuperação específico dedicado à crise da Covid-19, algo necessário e urgente, e que seja grande o suficiente para enfrentar a magnitude da crise”, afirmou o presidente do Conselho, Charles Michel. “A Comissão Europeia deve vir com nova proposta de Marco Financeiro Plurianual (o orçamento da UE 2021-2027) para 6 de maio, com um fundo de reconstrução”, disse uma fonte diplomática à agência France-Presse, após um debate por videoconferência que contou com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Luz solar, inimiga do vírus
O novo coronavírus é rapidamente destruído pela luz do sol, de acordo com novo estudo anunciado ontem por uma autoridade dos Estados Unidoso. William Bryan, consultor de ciência e tecnologia do Departamento de Segurança Interna, disse a repórteres na Casa Branca que cientistas do governo descobriram que os raios ultravioletas têm um impacto potente. “Nossa observação mais impressionante até o momento é o poderoso efeito que a luz solar parece ter sobre a morte do vírus, tanto na superfície quanto no ar”, disse. “Vimos um efeito semelhante tanto com a temperatura quanto com a umidade, o aumento da temperatura ou da umidade ou ambas é menos favorável ao vírus.”  Ele mostrou que a meia-vida do vírus — o tempo necessário para reduzir sua quantidade à metade —  foi de 18 horas quando a temperatura estava de 21 a 24 graus Celsius, com umidade de 20% em superfície não porosa. A meia-vida caiu para seis horas quando a umidade subiu a 80% — e dois minutos com a luz solar adicionada.

Canadá convoca militares
O premiê canadense, Justin Trudeau, anunciou que enviará militares para suprir a escassez de funcionários em lares de idosos das províncias de Quebec e Ontário, gravemente afetadas pela pandemia. “Nossos soldados vão ajudar, como sempre fazem, mas essa não é uma solução a longo prazo. Não são nossos soldados que devem cuidar de nossos idosos”, declarou Trudeau.
 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags