Mundo

Brasileiros dormem em aeroporto de Lisboa para tentar volta para casa

Abertura do local é apenas para quem possui passagens com voos confirmados

Correio Braziliense
postado em 26/04/2020 23:27

Brasileiros aguardam em frente ao aeroporto de Lisboa por voo para o BrasilDezenas de cidadãos brasileiros estão há mais de 24 horas em frente ao aeroporto de Lisboa à espera de um voo de regresso ao Brasil. Como alguns aviões partiram nas últimas horas, muitos brasileiros foram até o terminal — sem serem convocados — com esperança de conseguir vaga e pedir socorro ao governo governo brasileiro. O próximo voo fretado ainda não tem data para decolar. 

 

As portas do aeroporto estão fechadas para o público. O acesso ao terminal é liberado apenas para quem tem passagem marcada e confirmada. Com isso, os brasileiros tiveram que passar a noite nos arredores e a polícia de Lisboa foi acionada. 

 

“Agora à noite, houve um pequeno confronto com a polícia. E ameaçaram separar as crianças das mães e levar para um abrigo. A sorte é que uma igreja foi lá e levou mães e filhos para um abrigo”, relata a advogada Rilaine Santos, que irá até o local para auxiliar o grupo de brasileiros.

 

Em entrevista a uma emissora portuguesa, o Cônsul-Geral Adjunto do Brasil em Lisboa, Eduardo Hosannah, disse que conseguiu hospedagem e alimentação para alguns dos que estão no aeroporto. “Gostaria de ter muito mais recursos para poder hospedar em hotéis e dar alimentação, pois muitos estão doentes”, afirma.

 

Sobre a ida dos brasileiros ao aeroporto, o consulado garante que só notificou as pessoas com voo já confirmado. “Tem pessoas que foram lá por e-mails, não se sabe de quem, dizendo que haveria voos, e isso causou mais tumulto”, diz Hosannah. 

 

*Estagiário sob supervisão de Humberto Rezende. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags