Mundo

Curtas

Correio Braziliense
postado em 28/04/2020 04:06

 

 

 

 

 

Paraguai anuncia suspensão de aulas até dezembro

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou, ontem, que as aulas presenciais em todos os estabelecimentos de ensino do país ficarão suspensas até dezembro, como medida de prevenção à pandemia de Covid-19. “Sabemos que é uma decisão sem precedentes. Peço a colaboração de pais, mães e professores”, declarou. “Uma capacidade diferente será construída, usando a tecnologia”, acrescentou Abdo, ressaltando que as autoridades educacionais vão trabalhar no desenvolvimento de aulas virtuais. O Paraguai começará a abandonar a quarentena obrigatória, gradualmente, a partir de segunda-feira. Até o momento, estão autorizados a funcionar apenas supermercados, farmácias, bancos e empresas financeiras.

 

África do Sul ganha reforço de 200 médicos cubanos 

Mais de 200 médicos e pessoal da saúde cubanos chegaram à África do Sul, ontem, para participar da luta contra a Covid-19 no país mais afetado pela pandemia no continente africano. Até o fechamento desta edição, a África do Sul registrava 4.793 casos e 90 mortes. A delegação cubana inclui epidemiologistas, especialistas em saúde pública, clínicos gerais e técnicos de suprimentos médicos que “vão ajudar nos esforços já mobilizados na África do Sul contra a disseminação da Covid-19”, afirmou a Presidência sul-africana. O presidente Cyril Ramaphosa anunciou que, na próxima sexta-feira, começa a suspensão progressiva do confinamento nacional imposto em 27 de março a seus 57 milhões de concidadãos.


Austrália adota aplicativo para rastrear infecções

A Austrália lançou um aplicativo para smartphones destinado a rastrear os contatos das pessoas infectadas com o novo coronavírus. O objetivo da tecnologia é romper a cadeia de contaminação, anunciaram as autoridades, ao mesmo tempo que destacaram que o software respeita a vida privada. O aplicativo, que recebeu o nome COVIDSafe, utiliza tecnologia Bluetooth e poderá ser consultado pelas autoridades de saúde quando um usuário for diagnosticado com a Covid-19. O programa facilitará a missão dos serviços de saúde que tentam localizar as pessoas que estiveram a menos de um 1,5m de distância do paciente infectado, afirmou Brendan Murphy, diretor do Serviço de Saúde da Austrália. “O aplicativo poderá apresentar a lista dos números de telefones das pessoas que estiveram a esta distância durante 15 minutos ou mais”, explicou Murphy. Até ontem, a Austrália contabilizava 6.721 casos e 83 mortes.


Irritado, Trump cancela entrevista e recua de decisão

A Casa Branca informou que o presidente Donald Trump participará das entrevistas coletivas diárias sobre o novo coronavírus, horas depois de anunciar o cancelamento da reunião de ontem. Na semana passada, os questionamentos dos republicanos sobre se as injeções de desinfetantes poderiam ajudar a combater a doença provocaram críticas e a indignação de Trump. No sábado, o presidente sugeriu que ele não faria mais coletivas diárias. Nas últimas 24 horas, Trump recorreu a frases de efeito dirigidas a seus apoiadores em tuítes contra a imprensa: “Notícias falsas, inimigos do povo”. “Nunca houve, em toda a história do nosso país, meios mais hostis e perversos do que hoje, mesmo em meio a uma emergência nacional contra o Inimigo Invisível!”, escreveu Trump. Ontem à noite, os EUA se aproximavam de 1 milhão de casos. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags