Mundo

Construção da nova ponte de Genova vira símbolo de recuperação na Itália

Na Itália, o último trecho da reconstrução do viaduto que desabou em 2018 e matou 43 pessoas, foi colocado nesta terça-feira

Correio Braziliense
postado em 28/04/2020 11:42
Uma visão geral mostra a nova ponte de Gênova, pois o último vão de 44 metros de comprimento foi quase completamente içado entre as colunas 10 e 11 (8a coluna de L) no lado leste da ponte em 28 de abril de 2020 em Gênova.O último trecho da nova ponte de Genova, construída em tempo recorde para substituir o viaduto que desabou em 2018 e matou 43 pessoas, foi colocado nesta terça-feira, enquanto a Itália enfrenta a pandemia de coronavírus.

Símbolo da capacidade de recuperação do país, a construção da nova ponte terminou em pleno confinamento pelo vírus, que matou quase 27 mil pessoas.

"Hoje cicatrizamos uma ferida. A Itália demonstra que sabe superar as tragédias", disse o primeiro-ministro Giuseppe Conte, que prestou homenagem aos mortos em Genova.

"Não vamos nos esquecer. Esta tragédia não deve se repetir", completou.

"Demonstramos que é possível fazer obras de qualidade em prazo recorde e com total segurança", disse Pietro Salini, diretor da empresa Salini Impregilo, construtora responsável pela nova ponte em parceria com o grupo público naval italiano Fincantieri. 

O último trecho do viaduto, de aproximadamente 1 km de comprimento, que une a cidade, foi colocado nesta terça-feira.

A ponte ainda precisa ser pavimentada e serão instalados painéis solares. Também precisa passar por testes de resistência.

"Calculamos que no fim de julho os primeiros veículos devem atravessar a ponte", disse Pietro Salini.

Em 14 de agosto de 2018, a ponte Morandi, um dos principais eixos para o comércio com a França, assim como para viagens turísticas, desabou e sepultou dezenas de veículos, o que provocou a morte de 43 pessoas, incluindo quatro crianças.

Inaugurada em 1967, a ponte apresentou por muito tempo sérios problemas estruturais, que implicavam trabalhos de manutenção caros. 

A tragédia evidenciou o péssimo estado de várias infraestruturas na Itália, deixou a cidade de luto e privou o país de uma via estratégica. 

A nova ponte foi projetada pelo célebre arquiteto Renzo Piano, nascido em Gênova, autor do Centro Pompidou e do novo Palácio de Justiça de Paris e da Torre The Shard em Londres. 

Piano criou uma estrutura de 1.067 metros de comprimento, inspirada na história marítima da localidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags