Mundo

Curtas

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 04:05

 

Aos 100 anos, ela ficou curada

Julia Dewilde (foto) tem muito para comemorar. Quatro dias depois de completar 100 anos, a idosa belga deixou o hospital, recuperada do novo coronavírus. “É uma das nossas melhores histórias de superação. Nos conforta”, disse Laura Bertrand, enfermeira que a acompanhou durante 19 dias no centro hospitalar Bois de l’Abbaye. em Seraing, próximo de Liege (leste da Bélgica). Em uma cadeira de rodas, Julia cruzou o saguão entre aplausos, antes de receber flores com a mensagem “Feliz Aniversário” pelos 100 anos em 25 de abril. Internada com problemas respiratórios, Dewilde foi diagnosticada com a Covid-19 em meados de abril, especialmente fatal para idosos. No entanto, não precisou nem mesmo ser entubada, nem ir para a terapia intensiva.

 

China convoca Parlamento

A sessão anual do Parlamento chinês ocorrerá em 22 de maio, anunciaram as autoridades do país, em uma clara tentativa de enviar 

ao mundo um sinal do retorno à normalidade depois da pandemia do novo coronavírus. O encontro ocorre anualmente desde 1978 e reúne quase 3 mil deputados dentro do Grande Salão do Povo, na Praça da Paz Celestial. “É um sinal de força”, interpretou o cientista político Willy Lam, da Universidade Chinesa de Hong Kong. “A mensagem é de que, sob o comando de (o presidente chinês) Xi Jinping, o país controlou muito bem a epidemia”. A Cidade Proibida, complexo imperial em Pequim e um dos locais mais visitados da China, será reaberta amanhã, com um limite diário de 5 mil turistas. Antes da pandemia, 80 mil pessoas circulavam diariamente pelo local.

 

Covid e Corona viram nomes 

Corona Kumar, Covid Marie, entre outras variações: na Ásia cada vez mais pais dão a seus recém-nascidos um nome com referência ao coronavírus, visivelmente indiferentes às consequências de sua escolha a longo prazo. Quando Tabesa Hill deu à luz em 13 de abril, em Bacolod, Filipinas, decidiu, de acordo com o pai da menina, John Tupas, de 23 anos, que a filha deveria ter um “nome que nos recordasse que escapamos da Covid-19”. Por este motivo, a recém-nascida virou Covid Marie. Poucas semanas antes, duas mães do sudeste da Índia tiveram a mesma ideia. Algumas pessoas destacaram que a sugestão veio de um médico do hospital onde nasceram as crianças. Uma se chama Corona Kumar e a outra, Corona Kumari. 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags