Mundo

Novo estudo reforça efeito do isolamento

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 04:05
Ruas vazias em Wuhan, na China. Medida evitou a disseminação maior do vírus


Mais uma pesquisa comprova os efeitos positivos do isolamento social no combate à pandemia da Covid-19. Cientistas chineses realizaram um modelo de análise usando dados de quase 1.200 pessoas nas cidades de Wuhan e Xangai, que mostra como as medidas de distanciamento foram importantes para reduzir a transmissão do vírus Sars-Cov-2 nas regiões. O trabalho foi publicado na última edição da revista Science.

Para construir um modelo matemático da dinâmica de transmissão do Sars-Cov-2, a equipe usou informações de pesquisas relacionadas a contato social e dados de rastreamento coletados nas duas cidades. As análises indicaram um grande comprometimento da população com as medidas de isolamento.

“Os resultados mostram que, por dia, os contatos interpessoais diários do residente médio caíram de 7 a 9 pessoas, e de 14 e 20 pessoas em Wuhan e Xangai, respectivamente, para cerca de dois contatos em ambos os locais no início de fevereiro, após medidas de distanciamento social”, detalham os autores do estudo, liderados por Juanjuan Zhang, pesquisador da Universidade Fudan.

Em casa

Os resultados mostram ainda que entre 78% e 94% desses contatos ocorreram em casa, entre colegas de família, durante o período de distanciamento social. Para os autores, o modelo sugere que as medidas de distanciamento social — e a diminuição resultante nos contatos interpessoais diários — levaram as taxas de transmissão a caírem abaixo dos níveis epidêmicos em Wuhan e Xangai.

A análise também mostrou que, enquanto o fechamento de escolas ajudou a conter a taxa de transmissão da Covid-19  na China, reduzindo o número total de casos e os prejuízos para o sistema de saúde, apenas a suspensão dessa atividade não seria suficiente para conter o surto. “Por isso, concluímos que foi necessário restringir o contato humano para chegar a esse resultado de controle da doença”, frisam os autores.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags