Mundo

Chefe militar, marechal Khalifa Haftar, decreta trégua na Líbia

Haftar é acusado por seus detratores de querer instaurar uma nova ditadura militar na Líbia

Correio Braziliense
postado em 30/04/2020 09:46
Esta imagem tirada de um vídeo publicado pela Divisão de Informações de Guerra do auto-proclamado Exército Nacional da Líbia (LNA) do militar Khalifa Haftar.O marechal Khalifa Haftar, chefe militar do leste da Líbia, decretou na noite desta quarta-feira "a suspensão das operações militares" por ocasião do mês sagrado muçulmano do ramadã, iniciado no dia 24 de abril.

O Governo de União Nacional (GNA), adversário de Haftar e reconhecido pela ONU como legítimo, ainda não reagiu ao anúncio.

"O comando-geral (das forças pró-Haftar) anuncia a suspensão das operações militares de sua parte", declarou o porta-voz Ahmad al Mesmari em Benghazi (leste).

A trégua foi decretada "em resposta aos apelos de países amigos", destacou Mesamri, advertindo que "a reação será muito dura e imediata em caso de violação" do cessar-fogo por parte do GNA.

ONU, União Europeia e diversos países pediram, há uma semana, uma trégua na Líbia durante o ramadã.

Haftar lidera há mais de um ano uma ofensiva para capturar Trípoli, capital do país e sede do Governo de União Nacional (GNA).

Durante as últimas semanas, as forças do GNA - apoiadas pela Turquia - reconquistaram duas cidades estratégicas do oeste e passaram a cercar Tarhuna, a base de retaguarda mais importante do marechal, a cerca de 50 km a sudeste de Trípoli.

Haftar é acusado por seus detratores de querer instaurar uma nova ditadura militar na Líbia, quase uma década depois da queda do regime de Muammar Kadhafi.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags