Mundo

Curtas

Correio Braziliense
postado em 01/05/2020 04:05
Premiê russo infectado
O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin (foto), anunciou que testou positivo para o novo coronavírus e que se colocaria em confinamento voluntário para proteger o restante do governo. “Acabaram de me dizer que testei positivo para o novo coronavírus”, explicou Mishustin em uma videoconferência com o presidente Vladimir Putin, na qual ele sugeriu sua substituição pelo período de isolamento. “Eu tenho que me isolar e seguir as instruções dos médicos. É necessário proteger meus colegas”, afirmou. O premiê garantiu que seguiria de perto “as principais questões” do país e sugeriu o nome do vice-primeiro-ministro Andrei Belusov para substituí-lo. “O que ocorreu com você pode ocorrer com qualquer pessoa”, respondeu Putin. “Espero que ele continue trabalhando e participe ativamente” das decisões do governo, acrescentou.
 
 
Reino Unido supera pico
O Reino Unido, segundo país da Europa mais afetado pelo novo coronavírus, com mais de 26,7 mil mortos, superou o pico da pandemia, afirmou o premiê britânico, Boris Johnson (foto), em seu retorno às entrevistas coletivas diárias. “Superamos o que poderia ter sido um pico vasto, como se estivéssemos atravessando um enorme túnel alpino, e agora podemos ver a luz do sol”, disse Johnson, que voltou ao trabalho na segunda-feira depois de se recuperar da Covid-19 e de ficar internado por uma semana. Até o fechamento desta edição, o Reino Unido registrava 172.478 casos da doença e 26.771 mortes.
 
 
Indonésios apelam ao sol
Os indonésios nunca tomaram tanto sol. Em um país devoto à pele clara, a população aproveita os raios do sol e até se bronzeia na esperança de evitar o novo coronavírus. O interesse por uma prática associada a estrangeiros que visitam Bali decorre de alegações infundadas feitas nas redes sociais de que a luz solar (e a vitamina D que ela fornece) pode retardar ou matar o novo coronavírus. Uma esperança que ganhou força na semana passada, quando uma autoridade americana afirmou que, de acordo com uma nova pesquisa, a luz solar destrói rapidamente o vírus. Os médicos duvidam disso, embora reconheçam que uma exposição solar de 15 minutos pela manhã pode ser benéfica. “Expor o corpo à luz solar direta é bom para obter vitamina D, não para prevenir diretamente a doença”, afirma o médico Dirga Sakti Rambe, do Hospital OMNI Pulomas de Jacarta.

Espanha “libera” passeios
O ministro da Saúde da Espanha anunciou, ontem, a autorização para que a população saia de casa para passear e fazer atividades físicas, sob a condição de respeito a horários específicos. Depois de 48 dias de confinamento, os espanhóis com mais de 14 anos poderão sair de casa das 6h às 10h e das 20h às 23h. Os idosos terão o direito de deixar suas residências entre 10h e meio-dia e entre 19h e 20h. As crianças com menos 
de 14 anos poderão se ausentar de casa por apenas uma hora, entre 12h e 19h. Com 239.639 infectados, a Espanha registrou 24.543 mortes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags