Correio Braziliense
postado em 04/05/2020 12:44
Assessor de Comércio da Casa Branca, Peter Navarro questionou nesta segunda-feira, 4, o modo como o regime da China lidou com a questão do coronavÃrus. Em entrevista à rede Fox News, Navarro afirmou que essa questão é mais importante do que o acordo comercial bilateral, neste momento. Ele disse que a China "gerou" o vÃrus e teve seis semanas até que ele se disseminasse para fora de suas fronteiras, mas não controlou a situação na origem.
"O que é importante entender é que a China mentiu e pessoas morreram, como diz o slogan, e isso é absolutamente correto", disse Navarro, criticando o comportamento da China ao permitir que o vÃrus se espalhasse. "Durante esse tempo a China armazenou dois bilhões de máscaras pelo mundo", notou, dizendo que o paÃs asiático fez um esforço rápido para comprar muitos equipamentos de proteção antes de outras nações.
Na linha de declarações recentes do presidente Donald Trump, Navarro defendeu que é preciso investigar a conduta de Pequim no episódio. Ele disse que é preciso apurar o quanto a China sabia, se o Partido Comunista local escondeu algo, se desapareceu com cientistas de laboratórios em Wuhan justamente com esse objetivo. "Essas são questões maiores, em comparação com o acordo comercial", argumentou.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.