Mundo

Nave espacial experimental chinesa se desintegra ao voltar à Terra

O aparelho experimental havia sido enviado ao espaço na terça-feira ao lado do protótipo de uma nova nave com capacidade para transportar seis tripulantes, que deve retornar à Terra na sexta-feira

Correio Braziliense
postado em 06/05/2020 11:12
Uma cápsula de carga que fez parte de um teste importante no programa espacial da China sofreu uma Uma nave espacial chinesa experimental de carga, dotada de um revolucionário sistema de proteção térmica para a reentrada na atmosfera, se desintegrou nesta quarta-feira ao retornar à Terra, anunciaram as autoridades.

"Aconteceu uma anomalia durante o retorno da nave de carga", afirmou a agência espacial chinesa.

"Os especialistas estão analisando os dados", completa o site da agência, sem revelar detalhes.

A cápsula tinha uma proteção térmica "inflável". Este tipo de estrutura, que também está sendo testada pelas agências espaciais americana e europeia, tem o objetivo de substituir os escudos térmicos de metal e materiais refratários tradicionais, mais pesados e que limitam a capacidade de carga útil.

O aparelho experimental havia sido enviado ao espaço na terça-feira ao lado do protótipo de uma nova nave com capacidade para transportar seis tripulantes, que deve retornar à Terra na sexta-feira.

A desintegração durante a reentrada na atmosfera - quando a temperatura alcança milhares de graus devido ao atrito com o ar a uma velocidade de 28.000 km/h - é uma decepção para o programa espacial chinês, mas não representa um grande fracasso porque o sistema, idealizado pela empresa Casic, está em fase experimental.

A cápsula e a nave espacial foram lançadas na terça-feira com foguete Longa Marcha 5B, o mais potente utilizado pela China até o momento e que permitirá transportar as partes para a construção da futura estação espacial chinesa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags