Mundo

Luta contra covid-19 pode durar anos, diz especialista no Congresso dos EUA

Frieden afirmou ainda que o governo deve se preparar melhor para superar uma doença que devastou os Estados Unidos e grande parte do mundo

Correio Braziliense
postado em 06/05/2020 15:07
Frieden afirmou ainda que o governo deve se preparar melhor para superar uma doença que devastou os Estados Unidos e grande parte do mundoDiretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças no governo Barack Obama, o especialista Tom Frieden disse aos congressistas americanos, nesta quarta-feira (6), que a luta contra o novo coronavírus pode ser "longa e difícil" e pediu uma expansão significativa dos testes para interromper a pandemia.

Frieden afirmou ainda que o governo deve se preparar melhor para superar uma doença que devastou os Estados Unidos e grande parte do mundo.

"Até que tenhamos uma vacina eficaz, a menos que algo inesperado aconteça, nosso inimigo viral estará conosco por muitos meses, ou anos", disse Frieden a um painel da Câmara de Representantes (Deputados) na primeira audiência no Congresso sobre a resposta federal à pandemia.

"Estamos apenas no começo", advertiu Frieden, que liderou a resposta dos Estados Unidos ao surto de Ebola em 2014 e lidera a iniciativa internacional de saúde "Resolve to Save Lives".

Frieden advertiu que o número de mortes chegará a 100.000 até o final de maio, principalmente se a resposta não for substancialmente fortalecida.

"O ponto principal é que nossa guerra contra a COVID-19 será longa e difícil", resumiu Frieden.

No momento em que muitos americanos estão ansiosos para voltar ao normal, e alguns estados estão reabrindo suas economias, o especialista recomendou cautela e pediu que mais fundos sejam investidos para ampliar o alcance dos testes de coronavírus, aumentar o rastreamento de contatos infectados e aumentar a capacidade de atendimento da saúde pública. 

Saiba Mais

"Sem apoio sustentado, nossa saúde estará em risco evitável", afirmou.

O Congresso já está negociando a próxima fase do financiamento federal, depois de aprovar US$ 3 trilhões, o que caracteriza uma ajuda sem precedentes no país para combater o coronavírus e amenizar os efeitos devastadores da paralisia econômica.

O caminho a seguir ainda não está claro, porém, em meio às diferentes posições de democratas e republicanos.

O epidemiologista e conselheiro da Casa Branca nesta pandemia, Anthony Fauci, testemunhará perante o Senado na próxima semana. Foi impedido pelo presidente Donald Trump de comparecer à Câmara, liderada pelos democratas.

País mais atingido do mundo pelo coronavírus, os Estados Unidos registram até o momento 1,2 milhão de casos de contágio confirmados, com mais de 71.000 mortes.

De acordo com  boletim de terça-feira (5) à noite divulgado pela Universidade Johns Hopkins, os Estados Unidos haviam registrado 2.333 novos óbitos por coronavírus nas últimas 24 horas, mais do que o dobro da véspera.

Apesar desses números, a Casa Branca passou os últimos dias concentrando seu discurso na defesa do fim do confinamento no país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags