Mundo

Tubo de ensaio

Fatos científicos da semana

Correio Braziliense
postado em 09/05/2020 04:05
Fatos científicos da semana
» Segunda-feira, 4
Bilinguismo protege o cérebro

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura descobriram que o bilinguismo ativo — o uso regular e equilibrado de dois idiomas — protege contra o processo de envelhecimento do cérebro. No estudo, publicado nos Journals of Gerontology: Psychological Sciences, idosos cognitivamente saudáveis, com idades entre 60 e 84 anos, fluentes em mandarim e inglês, foram encarregados de concluir uma série de tarefas computadorizadas de controle executivo. As funções executivas são processos complexos que o cérebro executa e permitem, principalmente, que as pessoas mantenham a atenção, concentrando-se em informações relevantes e ignorando as distrações. Os cientistas descobriram que o uso ativo dos dois idiomas esteve associado ao melhor desempenho dos participantes. Isso sugere, segundo os autores, que o bilinguismo ativo pode ser visto como um fator de estilo de vida  capaz de amortecer o declínio cognitivo associado ao envelhecimento normal.




Terça-feira, 5
Foguete chinês cumpre missão

Pequim celebrou o lançamento de uma nova nave espacial (foto), um passo crucial para transportar tripulantes à futura estação espacial chinesa e à Lua. No primeiro voo, o foguete Longa Marcha 5B decolou da base de Wenchang, na Ilha de Hainan (sul), com a nova nave e alcançou a órbita prevista, segundo informações da agência de notícias Xinhua. Sem tripulantes, a nave foi colocada na órbita desejada após oito minutos de voo, de acordo com a mesma fonte. “Esse voo é uma etapa importante do programa espacial chinês”, afirmou Chen Lan, analista independente do site Gotaikonauts.com. O novo veículo espacial chinês é considerado mais seguro e com maior resistência ao calor para a reentrada na atmosfera.  Ontem, a nova nave espacial retornou à Terra. “Essa missão é um sucesso retumbante”, disse Jonathan McDowell, astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian nos Estados Unidos.




Quarta-feira, 6
Hollywood em estação espacial

O ator americano Tom Cruise rodará seu próximo filme em um set diferente: o espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O anúncio foi feito pela Nasa, que se mostrou entusiasmada com a ideia de trabalhar com o protagonista de Missão Impossível e Top Gun. Em sua conta no Twitter, o diretor da Nasa, Jim Bridenstine, considerou que o longa, cujo roteiro ainda não foi divulgado, poderia “inspirar uma nova geração de engenheiros e cientistas” a trabalhar nas viagens espaciais. Cruise ganhou fama por filmar as próprias cenas de ação e obteve a licença de piloto comercial após seu papel em Top Gun como Pete “Maverick” Mitchell, personagem que tinha um estilo arriscado de voar.




Quinta-feira, 7
Negros e minorias mais vulneráveis à covid-19

Uma análise acadêmica de dados compilados pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) da Inglaterra mostrou que o risco de morrer por coronavírus é duas ou três vezes maior para as comunidades negras e as minorias étnicas do país. Realizado pelo University College London (UCL), o estudo é o mais recente a sugerir que a covid-19 afeta minorias étnicas no Reino Unido e outros países ocidentais em maior proporção. Os pesquisadores do UCL extraíram as informações do NHS relativas a pacientes que testaram positivo para o coronavírus e morreram em hospitais da Inglaterra entre 1º de março e 21 de abril. “O trabalho mostra que a mortalidade por covid é desproporcionalmente mais alta nos grupos negros, asiáticos e de minorias étnicas”, resumiu Delan Devakumar, coautor do estudo.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags