Mundo

Resposta à covid é um desastre, diz Obama

Em conversa telefônica com colaboradores de seu governo, ex-presidente faz duras críticas à forma que seu sucessor gerencia o combate à pandemia. E pede apoio a Biden

Correio Braziliense
postado em 10/05/2020 04:17
O republicano (E) é recebido, após ser eleito, na Casa Branca pelo então presidente democrata: avisos ignorados

Em uma conversa telefônica com ex-conselheiros, o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama condenou veementemente a gestão de seu sucessor, Donald Trump, no combate à covid-19. Para o democrata, a forma como o republicano enfrenta a pandemia tem sido “um desastre caótico absoluto”. Foram as mais explícitas críticas feitas por Obama ao governo do republicano, destacou a imprensa norte-americana.

A conversa, a qual o site Yahoo News teve acesso, ocorreu na noite de sexta-feira e durou cerca de meia hora. No diálogo, Obama mencionou a resposta à crise da saúde para se referir à necessidade de escolher bons líderes. O ex-presidente pediu aos ex-colaboradores que se envolvam na campanha de Joe Biden, seu ex-vice e virtual rival de Trump nas eleições de novembro.

“As próximas eleições, em todos os níveis, são muito importantes porque não enfrentaremos apenas um indivíduo ou um partido político”, disse Obama, segundo declarações divulgadas por vários meios de comunicação. Na avaliação do ex-presidente, o verdadeiro adversário são “tendências de longo prazo”, como “ser tribal, ser dividido, ver os outros como inimigos”.

Ainda muito popular entre os democratas, Obama já havia sugerido que o bilionário republicano havia “descartado avisos” sobre os riscos de uma pandemia. Os detratores de Trump acusam o presidente de ter minimizado a ameaça primeiro e depois de dar instruções contraditórias e confusas, entre pedidos de cautela e pressa de reativar a economia.

Durante a ligação telefônica, Obama também se referiu à controversa decisão do Departamento de Justiça de encerrar o caso contra Michael Flynn, ex-consultor de Trump processado por mentir sobre seus contatos com um diplomata russo. “Não há precedente que possa ser encontrado para uma pessoa acusada de perjúrio se safar”, afirmou, acrescentando: “Esse é o tipo de coisa com que você começa a se preocupar com o fato de que nosso entendimento básico, não apenas normas institucionais, mas nosso entendimento básico do estado de direito está em risco”.




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags