Mundo

Governo americano defende retomada da economia apesar de casos de covid-19

Assessores de Trump falam em danos econômicos irreversíveis devido à pandemia de covid-19

Correio Braziliense
postado em 10/05/2020 13:54
Larry Kudlow: as empresas ''sabem, de um lado, que as pessoas devem ser protegidas e, do outro, que é necessário recomeçar o mais rápido possível para enfrentar o problema econômico, a recessão pela pandemia''Washington, Estados Unidos - Os conselheiros do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defenderam neste domingo (10/5) a possibilidade de reativar a economia do país com segurança, apesar da propagação da pandemia, com vários casos de coronavírus na Casa Branca.

Nos últimos dias, dois funcionários da "ala oeste", onde fica o Salão Oval - um militar a serviço do presidente e a porta-voz do vice-presidente Mike Pence - apresentaram resultado positivo ao novo coronavírus, apesar das precauções adotadas.

Além disso, três membros da linha de frente da unidade de crise da presidência americana, responsável por coordenar a luta contra a covid-19, decidiram entrar em quarentena preventiva por sua possível exposição ao vírus.

Entre eles está o epidemiologista Anthony Fauci, que aconselha diariamente Trump, assim como o diretor dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Robert Redfield, e Stephen Hahn, diretor da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA).

As pessoas que se aproximam do presidente e do vice-presidente são submetidas continuamente a exames.

O assunto domina os programas de notícias neste domingo nos canais americanos. Se nestas condições a presidência não ficou isenta, como um americano comum pode retomar o trabalho sem o temor de ser contaminado?

"A Casa Branca é um contexto enorme, de pelo menos 500 pessoas, provavelmente mais", disse Larry Kudlow, assessor econômico da presidência, ao canal ABC. "Os que apresentaram resultado positivo representam uma pequena parte", insistiu, sem revelar um número exato.

Ele defendeu a vontade do presidente de "reabrir a economia" para enfrentar os "horríveis" números do desemprego.

"Por quê não confiar nas empresas?", questionou Kudlow. "Elas sabem, de um lado, que as pessoas devem ser protegidas e, do outro, que é necessário recomeçar o mais rápido possível para enfrentar o problema econômico, a recessão pela pandemia", disse.

Saiba Mais

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, declarou à Fox que "há um risco considerável se a atividade econômica não for retomada".

"Estamos falando do que seria um dano econômico permanente para o povo americano. E vamos reabrir de uma forma muito refletida, que leve as pessoas de volta a seus trabalhos de forma segura", disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags