Mundo

Ramadã: Irã volta a abrir mesquitas para três noites sagradas

As mesquitas foram fechadas em março para impedir a propagação da covid-19

Correio Braziliense
postado em 12/05/2020 13:05
Uma foto fornecida pelo escritório do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, em 10 de maio de 2020 mostra Khamenei falando através de uma videoconferência com membros do governo iraniano, sobre a nova crise de pandemia de coronavírus na capital Teerã.O Irã, o país do Oriente Médio mais afetado pelo novo coronavírus, está se preparando para reabrir suas mesquitas por duas horas durante as três noites consideradas as mais sagradas do ano, informou nesta terça-feira (12/5) o ministro da Saúde iraniano.

As mesquitas foram fechadas em março para impedir a propagação da covid-19 neste país que vive desde 25 de abril ao ritmo do Ramadã.

A reabertura temporária foi acordada por ocasião das celebrações do Laylat al-Qadr, ou Noite do Destino, a 27ª noite do Ramadã, na qual, segundo a tradição muçulmana, os primeiros versículos do Alcorão foram revelados a Maomé.

O ministro da Saúde, Said Namaki, anunciou a reabertura das mesquitas entre meia-noite e 2 da manhã em três das cinco noites seguintes, a partir de quarta-feira.

"O maior erro estratégico seria pensar que o coronavírus acabou", alertou Namaki na televisão estatal, pedindo vigilância.

O ministro enfatizou que a reabertura temporária responde a uma "preocupação" do aiatolá Ali Khamenei, que, no entanto, "apoia todas" as medidas governamentais contra a pandemia. 

O ministro instou os fiéis a respeitar "o máximo possível os protocolos sanitários" durante as cerimônias.

Também anunciou nesta terça-feira 48 mortes adicionais causadas pela covid-19, elevando o saldo nacional para 6.733 mortes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags