Mundo

Telegram cancela projeto de pagamento e moeda virtual

A rede TON (Telegram Open Network) criaria um sistema de pagamento rápido e seguro, "uma alternativa ao Visa e Mastercard"

Correio Braziliense
postado em 13/05/2020 11:18
O Telegram levantou US$ 1,7 bilhão de 200 investidores privados, durante uma arrecadação de fundos em criptomoedas (ICO) para o projeto.O aplicativo de mensagens criptografadas Telegram cancelou seu ambicioso projeto de sistema de dinheiro e pagamento virtual, após uma longa disputa com a agência americana de regulação do mercado (SEC).

"Infelizmente, um tribunal americano impediu a realização do TON", disse na terça-feira à noite o co-fundador russo do aplicativo Pavel Durov, anunciando "que a participação ativa do Telegram nesse projeto terminou". 

A rede TON (Telegram Open Network) criaria um sistema de pagamento rápido e seguro, "uma alternativa ao Visa e Mastercard". E seria acompanhado por uma moeda virtual, o "Gram".

Para isso, o Telegram levantou US$ 1,7 bilhão de 200 investidores privados, durante uma arrecadação de fundos em criptomoedas (ICO).

A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) apelou aos tribunais alegando que o Telegram não havia registrado sua oferta e suas condições.

Uma batalha judicial se seguiu. "Nos últimos dois anos e meio, alguns de nossos melhores engenheiros trabalharam" nesse projeto "revolucionário", disse Durov, afirmando que o sistema de justiça americano teria proibido o uso desses produtos "em todo o mundo". 

Fundado em 2013 pelos irmãos Pavel e Nikolai, criadores da popular rede social Vkontakte (o "Facebook russo"), o Telegram prioriza a segurança e recusou-se a colaborar com as autoridades.

Segundo seu site, a equipe de desenvolvimento do Telegram está sediada em Dubai, enquanto a empresa está registrada nas Ilhas Virgens Britânicas. A rede social possui 400 milhões de usuários.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags