Mundo

Talibãs assumem autoria de ataque contra base do Exército afegão

Segundo autoridades afegãs, um veículo que transportava uma bomba atingiu uma base do exército na cidade de Gardez, no leste do país, matando cinco civis e ferindo 19, incluindo cinco militares

Correio Braziliense
postado em 14/05/2020 11:51
O Taliban disse que realizou um ataque mortal em 14 de maio a uma base do exército afegão depois que o governo ordenou que as forças continuassem. ataques contra os militantes.Os talibãs assumiram o ataque letal cometido nesta quinta-feira (14/5) contra uma base do Exército afegão, depois que o governo ordenou que suas forças continuassem a ofensiva contra os insurgentes. 

O ataque, realizado às 8h30 (horário local) na província de Paktia por "um homem-bomba em um caminhão carregado de explosivos", matou cinco civis e feriu outros quinze, além de cinco militares, segundo um comunicado do Ministério da Defesa. 

Mas os talibãs negam ter matado civis e listam "dezenas de soldados mortos e feridos".

"Após o anúncio da ofensiva, (...) um ataque foi cometido contra uma importante base militar da administração de Cabul", disse o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, em mensagem transmitida pelo WhatsApp para a imprensa. 

O incidente ocorreu dois dias depois de um ataque contra um hospital-maternidade em Cabul, no qual pelo menos 24 pessoas morreram, incluindo recém-nascidos, mães e enfermeiras.

Este último ocorreu horas antes da morte de 32 pessoas em outro ataque suicida em um funeral, no leste do país.

Após declarar que os talibãs e o grupo Estado Islâmico eram responsáveis por ambos os incidentes, o presidente afegão ordenou às forças afegãs que "retomem as operações contra o inimigo".

Os talibãs negam toda a responsabilidade pelos ataques de terça-feira e afirmam estar "completamente preparados" para responder.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags