Correio Braziliense
postado em 15/05/2020 08:53
Peru e Colômbia criaram nesta quinta-feira (14/5) um comitê binacional para enfrentar a pandemia do novo coronavírus em suas localidades fronteiriças, habitadas por indígenas, informou a chancelaria peruana.
Os ministérios da Saúde dos dois países, que abordaram por videoconferência a evolução da pandemia na região fronteiriça, acordaram cooperar no que for necessário para atender a situação dos moradores da fronteira e de povos indígenas ou originários.
"Na reunião, os ministros acordaram criar o Comitê Binacional covid-19, cuja primeira reunião será celebrada em 18 de maio", informou pelo Twitter a chancelaria peruana.
A decisão foi tomada no início da quinta reunião do Mecanismo de Consulta e Coordenação Política (2 %2b 3) Peru-Colômbia.
Este mecanismo reúne chanceleres, assim como os ministros e os funcionários de saúde, defesa e do interior dos dos países.
O Peru e a Colômbia também revisaram as operações realizadas no campo da segurança para enfrentar o crime organizado na região da fronteira.
O Mecanismo de Consulta e Coordenação Peru-Colômbia foi criado em 2007.
A Colômbia decidiu intensificar a presença de militares na fronteira amazônica que divide com o Brasil e o Peru devido à pandemia de covid-19.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.