Mundo

Tufão nas Filipinas leva 140 mil pessoas a abrigos de emergência

Todos os anos, o país é afetado por uma média de 20 tufões que causam vítimas e danos extensos

Correio Braziliense
postado em 15/05/2020 09:03
Os moradores tentam salvar os pertences entre suas casas destruídas no auge do tufão Vongfong na cidade de San Policarpo, província de Samar Oriental em 15 de maio de 2020, um dia após o tufão atingir a cidade.Mais de 140mil pessoas estavam em abrigos de emergência nas Filipinas nesta sexta-feira (15/5), devido ao tufão Vongfong, uma situação que complica a luta contra o novo coronavírus no país.

Chuvas fortes caíram no centro do arquipélago desde a tempestade que atravessou, ontem, zonas povoados por centenas de milhares de pessoas.

Milhões de filipinos estão confinados em suas residências pela pandemia, mas mais de 140 mil pessoas foram forçadas a abandonarem suas casas em busca de abrigo, devido à forte tempestade, disseram as autoridades.

"Você precisa usar a máscara e observar as regras do distanciamento o tempo todo", disse à AFP Carlito Abriz, da polícia filipina. 

"É difícil aplicar isso, porque as pessoas estão estressadas", completou. 

As autoridades indicaram que os abrigos de emergência funcionarão com 50% de sua capacidade e que fornecerão máscaras para quem não tem o acessório. Também tentarão não separar as famílias. 

O problema é que muitos dos locais planejados em condições normais para servir como centros de evacuação se tornaram unidades de quarentena. 

Felizmente, o centro do arquipélago atingido pela tempestade não é a área mais afetada pela covid-19, que já infectou mais de 11.800 pessoas e causou 790 mortes nas Filipinas. 

Todos os anos, o país é afetado por uma média de 20 tufões que causam vítimas e danos extensos, contribuindo para que milhões de pessoas vivam na pobreza.

O ciclone mais mortal já registrado no país foi o Supertufão Haiyan, que deixou mais de 7.300 mortos, ou desaparecidos, em 2013.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags