Correio Braziliense
postado em 19/05/2020 04:06
Contágio preocupa no Iêmen
Organizações não governamentais (ONGs) e profissionais da saúde estão preocupados com a disseminação do novo coronavírus em Áden, uma grande cidade no sul do Iêmen, diante do aumento da mortalidade e da ausência de estatísticas confiáveis sobre a pandemia no país em guerra. No fim do mês passado, o comitê encarregado de combater a doença anunciou os primeiros casos de contágio, a maioria deles registrados justamente em Áden, cidade de 550 mil habitantes, também afetada por surtos de dengue, malária e chikungunya. Atualmente, o Departamento de Assuntos Civis, responsável pela emissão dos atestados de óbito, atualmente relata dezenas de mortes diariamente. No sábado, foram mais de 80.
Acrópole de Atenas reabre
Depois de dois meses fechada, devido à pandemia do coronavírus, a Acrópole de Atenas, monumento emblemático da antiguidade, voltou a receber visitantes. Os demais sítios arqueológicos da Grécia também voltaram a funcionar, sob forte esquema de segurança sanitária. A presidente da República helênica, Katerina Sakellaropoulou, foi uma das primeiras visitantes do Parthenon, empoleirado na rocha sagrada da Acrópole. Com 2,9 milhões de visitantes em 2019, um aumento de 14,2% em relação ao ano anterior, a Acrópole é o monumento mais visitado da Grécia. Os museus gregos serão reabertos em 15 de junho, de acordo com o plano do governo para o desconfinamento. Menos afetada pela covid em comparação com seus colegas europeus, a Grécia registra 163 mortos até o momento.
Monte Fuji fechado no verão
Autoridades japonesas anunciaram, ontem, que o Monte Fuji, o vulcão mais conhecido do país, permanecerá fechado aos visitantes durante todo o verão, numa medida para prevenir a propagação do novo coronavírus. A prefeitura de Shizuoka, onde está localizada a montanha mais alta do país (3.776 metros), decidiu obstruir três dos quatro principais acessos. A trilha de Yoshida, a quarta e mais popular, também será vedada, segundo a prefeitura vizinha de Yamanashi. É a primeira vez que as trilhas de acesso ao famoso vulcão ficam fechadas. Patrimônio mundial da Unesco, o Monte Fuji está localizado a cerca de 100km de Tóquio, de onde é visível. No ano passado, recebeu cerca de 236 mil visitantes, segundo seu site oficial. O Japão registra cerca de 16 mil casos confirmados da covid-19 e 749 mortes.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.